20 de julho de 2012

Logo há assembleia! Compareça!

Ontem percorreu as ruas da freguesia uma carrinha com publicidade sonora. Não se tratava do anúncio a uma festa com porco no espeto ou a um jogo de futebol mas sim à sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Guisande que terá lugar logo à noite no salão nobre do edifício sede da Junta de Freguesia de Guisande onde se discutirá o parecer sobre a Reforma Administrativa Autárquica.

É uma forma inédita e até pouco ortodoxa de divulgar uma sessão da Assembleia de Freguesia mas, aparte o método, suscita algumas questões:

- Sendo importante a sessão de esclarecimento que se realizou na terça-feira passada, sobre o mesmo assunto, porque não foi feito o aviso da mesma forma? Ali, sim, seria importante a presença alargada de público/guisandense onde teria voz e opinião pelo que justificar-se-ía a divulgação mesmo com este método festivaleiro. Todavia a importância dessa sessão era só teórica já que na realidade tanto o presidente da Junta como o da Assembleia optaram por não marcar presença deixando a responsabilidade do esclarecimento a alguém reconhecidamente voluntarioso mas sem qualquer capacidade para o fazer de forma objectiva e neutra.

- Nesta sessão, de logo à noite, onde se sabe que o público terá, por regimento, uma intervenção reduzida e condicionada, em que o parecer a emitir à Assembleia Municipal será definido exclusivamente pela própria Assembleia, espanta-se que para ela se tenha transferido esta ressuscitada importância.

- É caso para se dizer que as coisas quando começam mal, cedo ou nunca se endireitam. Este será mais um caso em que se revela incapacidade e aselhice tanto da Junta como da Assembleia e, mais grave, uma total indiferença para com um assunto importante e sério.

Guisande nesta fase que pode ser histórica merecia bem mais.