3 de junho de 2013

Comunhão Solene 2013

ramos comunhao solene guisande

guisande comunhao solene

A paróquia de Guisande esteve ontem em festa com a celebração da Profissão de Fé, também conhecida por Comunhão Solene, com uma dúzia de crianças entre meninas e meninos.
A cerimónia celebrada pelo pároco P.e Agostinho, decorreu pelas 11:00 horas na igreja matriz, depois do ponto de encontro junto à capela do Viso e a descida em procissão.
Já na parte da tarde, pelas 17:30 horas decorreu a Adoração ao Santíssimo, a procissão à capela do Viso, onde foi feito o habitual discurso de agradecimento a Nossa Senhora da Boa Fortuna,  e regresso à igreja para o encerramento com mais um discurso e a habitual oferta dos ramos.
Apesar do escasso número de crianças, a festa decorreu com a alegria e dedicação habituais embora longe do empolgamento geral e comunitário de outros tempos.

Quando recuamos 20 ou 30 anos em que bienalmente eram cerca de 50 ou até mais crianças a viverem este momento importante do seu percurso religioso, percebe-se duas realidades: A do país, com as taxas de natalidade a descerem de forma alarmante e a da própria freguesia, que a par da realidade global também tem vindo a verificar uma estagnação ou até decréscimo comparativamente com outras freguesias da nossa dimensão, como por exemplo, Gião. Perante estas realidades, a tendência é que este número de crianças já por si reduzido venha a ser inferior num futuro próximo.