30 de agosto de 2013

EM 514 – Finalmente a pavimentação

image

Seguramente com doze anos de atraso, teve início, a pavimentação da Rua Nossa Senhora de Fátima (Estrada Municipal EM-514).
Como seria previsível, as obras têm lugar em vésperas de eleições autárquicas, como manda a tradição.
Ano após ano, sempre com a desculpa da falta das obras do saneamento, a verdade é que a sua re-pavimentação tem sido adiada. A EM - 514 e uma estrada concelhia com bastante trânsito e que assegura a ligação entre freguesias e até entre concelhos, pelo que desde há muito que deveria ter sido alvo de obras.

Espera-se agora que a nova pavimentação se faça entre o troço da freguesia de Guisande e a rotunda no cruzamento do lugar da Cruz da Lavoura (Chapa) em Romariz, uma vez que esta estrada já se encontra com tapete desde o lugar de Vilarinho (Cesar) até precisamente a esse ponto.

Esperemos que esta pavimentação seja tratada como um todo, considerando-se a sua importância concelhia e não apenas de forma parcial em Guisande ou Romariz e que não venha a ficar inacabada, como um cobertor curto na cama, a faltar nos pés ou na cabeça.

Para já, parece que a coisa está a ser demasiado poupada pois no caso da concordância com a rua de Trás-os-Lagos, não foi feito qualquer remate,o que deveria ter acontecido pois o pavimento na zona do entroncamento está em mau estado. Esperemos que o remate ainda venha a ser feito. Também pelo que se viu no que está feito, não tem havido qualquer cuidado no rebaixamento das valetas para escoamento de águas. Nalguns pontos o pavimento velho deveria ser previamente retirado de modo a que o novo pavimento não reduza a altura dos passeios confinantes. Não foi, pelo que o mais certo é que quando chover a água ande livremente pela estrada e invada algumas entradas de prédios e habitações.