6 de janeiro de 2014

Juiz da Cruz para 2016

 

No passado Sábado, no período do antes da missa vespertina de Dia de Reis, foi escolhido o Mordomo da Cera que será Juiz da Cruz no ano de 2016. Trata-se do Sr. José Carlos da Silva Bastos, do lugar da Igreja.

Recorde-se que no ano de 2013 o Juiz da Cruz foi o Sr. Américo Almeida, de Casaldaça, enquanto que neste ano de 2014 será o Sr. Eduardo Silva, do Outeiro. Para o ano de 2015 será o Sr. Manuel Mota, do lugar do Reguengo.

Como temos dito em inúmeras ocasiões, e de há vários anos, já era mais do que tempo para se encontrar uma solução que dignificasse e prestigiasse a escolha/eleição do Juiz da Cruz, mas pelos vistos parece que ninguém está preocupado que esta função não resulte de uma escolha abrangente e seja definida apenas por 4 votos.

Alternativas: Os nomes poderiam continuar a ser propostos pelos mesmos critérios mas a escolha de um dos dois elementos sujeitos ao escrutínio deveria ser realizada por um colégio de homens que já tivesses exercido a função de Juiz da Cruz.

Será ainda possível manter o mesmo esquema mas arranjar uma solução em que a escolha possa ser realizada por todos os presentes na missa da véspera de Dia de Reis, mas de forma a que a escolha possa ser secreta.

Melhor do que o método actual, será preferível uma escolha e nomeação directa, sem estar a sujeitar um segundo elemento a ser preterido por um ou dois votos de diferença num universo de meia dúzia de pessoas que se dignam a pronunciar a sua preferência.