22 de abril de 2014

Páscoa 2014

A comunidade paroquial de Guisande viveu mais uma quadra pascal. Depois da vivência do tempo da Quaresma, como caminho de preparação, em que vários grupos estiveram envolvidos, nomeadamente na realização da Via Sacra em cada Domingo, celebrou-se a Semana Santa de forma intensa, culminando com o Domingo de Páscoa, em que, da forma habitual e tradicional, o Compasso Pascal, formado por 3 cruzes, percorreu a freguesia durante todo o dia.

Já ontem, segunda-feira, decorreu o tradicional Almoço do Juíz da Cruz, que tal como no ano passado, teve lugar em restaurante no lugar do Pomar, freguesia de Gião, marcando presença mais de uma centena de homens. Esteve também presente o Vigário Paroquial, Sr. Padre Arnaldo Farinha.

Recorde-se que o Juíz da Cruz neste ano de 2014 foi o Sr. Eduardo Conceição Gomes da Silva, do lugar do Outeiro. Para o próximo ano de 2015 está nomeado o Sr. Manuel dos Santos Mota, do lugar do Reguengo.

É certo que já sem a participação religiosa e social de outros tempos, mas a Páscoa na comunidade de Guisande continua ainda a merecer  o interesse da larga maioria da população, sendo, tal como o Natal, um forte motivo de convívio, partilha e reunião familiar, juntando-se alguns emigrantes que regressam com esse propósito.