9 de janeiro de 2017

Eleição do Juíz da Cruz para 2019

Com mais ou menos desvio das origens, na nossa paróquia lá se vai cumprindo a tradição do Juiz da Cruz. Por isso, na missa vespertina de Dia de Reis, no sábado, dia 07 de Janeiro de 2017, procedeu-se à eleição do Mordomo da Cera que será Juiz da Cruz em 2019.
Foram propostos o Sr. José Paulo de Almeida Baptista, do lugar da Barrosa e o Sr. Orlando da Conceição Santos, de Fornos, tendo este sido o escolhido. Sucederá assim ao Juiz da Cruz eleito para 2018, o Sr. Arménio da Silva Oliveira, do lugar da Gândara. Recorde-se que para o presente ano de 2017 está eleito o Sr. Armando José Rodrigues Ferreira, do lugar de Fornos.
Esta eleição foi mais participada no que se refere a votantes, uma vez que, foram criadas condições para que mais pessoas interviessem na escolha, nomeadamente com a distribuição pela assembleia de uns papelinhos onde se podia escrever o nome de um dos propostos. Pode ainda não ter sido logisticamente o método ideal mas permitiu que a eleição tivesse mais dignidade no que se refere à participação. Certamente que no futuro será possível melhorar a forma ou o método, de modo a que a tradição e a própria eleição sejam valorizadas.