15 de abril de 2017

Correio da Feira–120 anos

correio_da_feira

O jornal regional e semanário feirense “Correio da Feira”, completou 120 anos de existência. Comprei o número da sua edição especial de aniversário.

Este jornal é uma marco importante na imprensa feirense e mesmo com as naturais dificuldades inerentes à imprensa escrita no nosso país e de modo particular à regional, tem sabido adaptar-se e vai trilhando o seu caminho. É certo que com sobressaltos, altos e baixos, mas tem sabido manter-se, e nesta altura, pelo que vou vendo e lendo, é, em minha opinião, um jornal com muita qualidade e esta tem crescido nos tempos recentes, tanto em conteúdo como no aspecto gráfico e de imagem, mais parecendo um jovem.

Pena que a concorrência não tenha sido capaz de se aguentar nas canetas e com isso desbaratado um título e uma história de mais de três décadas, como era o caso do “Terras da Feira”. Um título que andou a dar passos maiores que as pernas, chegando a ser tri-semanário para voltar humildemente a semanário e, finalmente, acabar tristemente sem honra nem glória. Numa espécie de geringonça nunca bem explicada mas bem percebida, apareceu em seu lugar um semanário baptizado de “Terras Notícias” que agora não passa de um bebé a dar os primeiros passinhos, ainda de gatinhas, quando comparado com o vetusto título do “Correio da Feira”. Foi pena. Adivinhava-se, é certo, mas foi pena.

Parabéns ao “Correio da Feira”, e que continue agora até aos 150 anos.