27 de abril de 2017

Touradas

“é inconcebível que no séc. XXI se pondere a realização de actos de tortura mascarados como espectáculo” e pergunta: “Será este o tipo de cultura que uma sociedade que se diz civilizada quer incutir às populações?”

O texto acima é parte do comunicado emitido pela Distrital de Aveiro do BE - Bloco de Esquerda em reacção à notícia de que estará a ser organizada uma tourada na cidade de Lourosa - município de Santa Maria da Feira. No documento, o BE afirma “a sua forte oposição” à iniciativa e salienta que “o respeito pelo bem-estar de todos os animais deve estar entre os valores básicos da nossa civilização”.
Perante a polémica que anda nas redes sociais e nos jornais, a Câmara fez saber que não autorizou o evento, esperando uma acção da GNR já que o recinto está montado em terreno privado, bem como a Junta de Freguesia esclarece que não lhe foi pedido qualquer parecer.
Com tudo isto resta saber se a tourada se vai realizar ao arrepio da lei ou se a empresa organizadora (Suprema Rotação) vai solicitar uma providência cautelar que possibilite o evento que está marcado para a próxima segunda-feira, 1 de Maio, para as 16:00 horas (o Jornal de Notícias refere erradamente a terça-feira).
Seja como for, este é um espectáculo que de facto não se justifica  e que só agrada a quem pactua com o sofrimento inútil de animais pelo que concordamos com a posição do Bloco de Esquerda quanto a este particular.
Fez, bem, a Câmara Municipal em não autorizar o evento, mas vamos ver quem nas teias da lei consegue dar a volta ao texto.