7 de junho de 2017

Cães - Tantos e tão poucos

A acção de vacinação anti-rábica e identificação electrónica para canídeos, para Guisande está marcada para o dia 23 de Junho, a partir das 16:30 horas no Adro da Igreja.

Recorde-se que pela lei é obrigatória a identificação electrónica (chip) para todos os cães nascidos depois de Julho de 2008, sendo igualmente obrigatórias a vacinação, o registo (uma única vez) e a licença (uma vez por ano).

Pelo que me tenho apercebido ao serviço da Junta da União das Freguesias, sendo esta a entidade com responsabilidade pelos registos e licenças, os cães na União das Freguesias, e por conseguinte em Guisande, na sua larga maioria não estão vacinados, nem registados, nem com a respectiva licença anual. É certo que muitos até estão vacinados e com chip de identificação mas não estão registados nem com licença. Outros até estão registados mas sem a actualização anual das licenças.

Ora estas são situações obviamente desmazeladas pelos proprietários dos animais, mas, todavia, as autoridades, como a GNR, têm competência para verificar do cumprimento da lei e no desrespeito da mesma aplicar contra-ordenações e depois as consequentes coimas, que começam nos 25 euros por animal podendo chegar ao máximo de 3.740 ou 44.890 euros, consoante se trate de uma pessoa singular ou colectiva.

Ora esta situação não devia ser desleixada até porque na freguesia de Guisande já há donos que foram alvo de contra-ordenações e a coisa começará a doer na carteira daqui para a frente. Por conseguinte, chama-se a atenção para esta situação de incumprimento e da importância de se regularizar, até por uma questão de saúde pública no que se refere à falta da vacinação.