21 de agosto de 2017

Grupo da LIAM - Passeio a Ribadavia - Espanha


Será no próximo sábado, dia 26 de Agosto que o Grupo da LIAM de Guisande realizará o seu passeio anual. Desta vez o principal destino de uma viagem de 240 Km é Ribadavia, uma bonita e histórica cidade da Galiza - Espanha, na margem do rio Avia e junto à foz deste com o rio Minho. Também está prevista uma passagem por algumas localidades do nossa bela província do Minho.
Nota: Até ao momento desconheço se a lotação do autocarro já estará fechada.

Segundo informações na Wikipedia: Ribadavia é um município da Espanha na província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza, de área 25,1 km² com população de 5390 habitantes (2007) e densidade populacional de 219,78 hab/km².
Pensa-se que Abobrica terá sido o nome original de Ribadavia, palavra de suposta origem celta. A vila estava originalmente situada na margem esquerda do rio Avia, transladando-se posteriormente para a margem direita e, na Idade Média, já surge referida como Rippa Avie, acepção de origem romana.
Foi durante a Idade Média que a cidade atingiu o seu máximo esplendor, chegando mesmo a tornar-se a capital do Reino da Galiza (1064-1071) e algures neste longo período da história inicia-se o cultivo da vinha, possivelmente potenciado pela Ordem de Cister.
Mais tarde, em 1164, torna-se vila realenga, condição que duraria até 1375, altura em que passa a ser senhorio do Conde de Ribadavia.
Conserva parte da muralha medieval, fechada em 1157, as ruínas do castelo dos Condes de Ribadavia, e possui uma das mais bem conservadas judiarias de Espanha, com a sua própria sinagoga.
A cidade foi declarada Monumento Histórico Artístico em 1947.