7 de setembro de 2017

Grafismos e geografia

Porque é um pormenor, quase um pintelho, vale o que vale e porventura vale pouco, mas como "o seu a seu dono", não ficaria mal que no grafismo que identifica a forma geográfica de cada uma das freguesias,  utilizado pela PSD na propaganda das eleições autárquicas deste ano de 2017, o território da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande fosse devidamente representado (conforme mapa abaixo). De facto, no grafismo seguido, conforme imagem acima, falta ali uma extensa parte a que se refere o enclave do lugar de Parada da freguesia de Louredo. Pessoalmente não gosto de ver a minha união de freguesias representada sem uma parte do seu território, e por maior razão os louredenses, mas há quem ache isso de somenos importância.

De algum modo, quanto ao essencial, a reforma administrativa que impôs uniões de freguesia, no nosso concelho para além de ainda não ter resolvido nada, antes agravado, não conseguiu sequer  resolver os mapas e os enclaves. Neste caso do enclave de Parada, a coisa teria ficado resolvida se porventura tivesse avançado uma união de freguesias composta pelo Vale e Louredo, de resto duas freguesias com identidades e aspectos históricos muito interligados. Mas não se foi por aí, se calhar por diferentes posicionamentos e sem escutar a voz do povo, quiçá por falta de empenho e mediação capaz da Câmara Municipal. Fosse pelo que fosse, em vez de uniões de freguesias equilibradas avançou-se por uma união desequilibrada e até mesmo desproporcional. Foi o que se arranjou e agora há que se pagar por isso. Talvez no futuro se vislumbrem mais valias, mas para já...