25 de dezembro de 2017

Postal de Natal no Jornal de Notícias

jornal_noticias_mencao_honrosa_25122017
Nos últimos três anos o “Jornal de Notícias” tem lançado um concurso em que pede aos leitores para ilustrarem a capa a publicar no Dia de Natal. Não esperando nada, obviamente, até porque o prémio do concurso é apenas a publicação em si, também enviei uma ilustração.
Segundo o “Jornal de Notícias” foram mais de uma centena os participantes, entre amadores e gente profissional no campo das artes e ilustração. Não esperava ganhar, apenas participar, mas a minha ilustração acabou por ser uma das  dez escolhidas, por isso com direito a menção honrosa e publicação nas páginas interiores.
O tema era livre, mas inevitavelmente, tal como o meu trabalho, a larga maioria das propostas apresentadas a concurso tiveram os incêndios deste ano como ponto chave, de resto o que seria de esperar face ao impacto e drama que os mesmos atingiram no nosso país..
A ilustração vencedora (reproduzida ao fundo deste artigo) é de uma artista profissional, de 30 anos, natural de Lisboa e residente em Guimarães. Curiosamente sem a tal marca inspiradora do drama dos incêndios.
Fica assim registada a minha participação. Não me envaidece, mas pelo menos  é um agrado e ajuda a enriquecer este dia de Natal. Para além de tudo, faz-me e faz-nos pensar naqueles que tudo perderam nos incêndios e que certamente terão um Natal mais amargurado, sobretudo aqueles que perderam  familiares. Mas o Natal cristão, o de Jesus, é uma constante mensagem de renovação e de espírito de ajuda e solidariedade pelo que creio que mesmo com a tragédia todas as vitimas têm pelo menos o conforto e o sentimento de um país que se movimentou para ajudar. Ora este é o principal Natal.

postal_natal_jn_2017
jornal_noticias_vencedor_25122017