23 de abril de 2018

Sonda na sondagem

Há algumas semanas, no contexto do abaixo-assinado a favor da reversão da União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, que tem estado a decorrer na nossa freguesia, mas também na de Louredo, entre outras, como Pigeiros e Vale, estas no caso da União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, abri neste espaço uma sondagem para aquilatar do pensamento dos visitantes guisandenses com a seguinte questão: É a favor da reversão da Reforma Administrativa e à anulação das uniões de freguesia? A tal questão eram possíveis quatro respostas, nomeadamente: Sim! Sou a favor!; Não! Sou contra!; É-me indiferente!; Não tenho opinião!
Entretanto, decorrido este tempo e com quase 70 votos apurados, achei estranho que a resposta "Não! Sou contra! desde logo começasse a seguir na frente e quase sempre na frente. Obviamente que era um cenário possível mas de desconfiar face ao notório descontentamento público da população de Guisande face a esta União de Freguesias.
Obviamente que poderia integrar uma sondagem com mecanismos de segurança para impedir mais que um voto por utilizador, mas para já dispenso tal trabalho. Bastará dizer que descontados os múltiplos votos com a mesma origem e a posição a favor da reversão seguiria largamente isolada face a outras possíveis respostas.
Assim sendo, mesmo tendo apanhado o "mentiroso" mais rápido que um coxo, por ora terminei com a sondagem por a considerar adulterada.
As nossas desculpas a quem participou de forma correcta e sem esquemas.