10 de maio de 2018

A vida como ela é

Creio que não sendo inédito, não deixa de ser notório que uma comunidade relativamente pequena como Guisande veja partir no mesmo dia, para a Casa do Pai, duas pessoas, no caso mulheres.  É assim uma tristeza a dobrar para a comunidade, a qual certamente está solidária na dor da perca com os familiares.

A vida é assim mesmo, nomeadamente quanto à fatalidade da morte, que calhará a todos, mas não deixa de ser significativo que numa época em que a medicina conhece avanços incríveis a cada dia, fazendo em muito aumentar a saúde das pessoas e com isso prolongar a idade de esperança média de vida, e simultaneamente somos confrontados cada vez com maior frequência, com doenças do foro oncológico que têm ceifado de forma surpreendente muitas e muitas vidas, mesmo e sobretudo pessoas com idades ainda relativamente curtas ou médias. A nossa comunidade, mesmo que pequena, tem sido testemunha nos últimos anos de várias situações de partidas precoces e surpreendentes de pessoas que até aí transpiravam saúde e vontade de viver.

A vida é mesmo assim, e porventura em muitas das situações que diariamente ocorrem um pouco por todo o lado, não deixa de ser consequência do nosso modo de vida, do stress diário da luta pela sobrevivência, bem como do que comemos, bebemos e do ar que respiramos. Ou talvez não, porventura apenas porque a genética assim o programa ou mais prosaicamente, o destino.

Em todo o caso, pelo menos devemos todos aproveitar estas tristes fatalidades para nos posicionarmos na vida, tendo sempre em conta que ela são dois dias e não uma eternidade. É que quase todos cometemos esse erro de pensar que somos eternos e vivemos e convivemos como se as fatalidades só aconteçam aos outros e vamos assim alimentando as nossas azias, as nossas invejas, as nossas inimizades e mesmo ódios, mantendo desavenças e guerras, mesmo no seio familiar. Bem sabemos que não somos perfeitos nem equiparáveis a quem inspirou os evangelhos, mas será importante que nos  esforcemos por viver mais de acordo com os seus valores cristãos, os do bem e do amor.