10 de maio de 2017

Historiando - Junta Paroquial de Guisande

Tanto quanto pudemos verificar, o mais antigo livro de actas da Junta de Freguesia de Guisande existente no arquivo, teve o seu início em 1914, cujo termo de abertura foi lavrado aos dois dias do mês de Janeiro desse ano.
Nessa altura, a Junta era designada de Junta Paroquial de Guisande e as suas reuniões eram realizadas na já desaparecida Casa das Sessões, a qual foi demolida nos anos 60 para no mesmo local ser implantado e edificado o actual Salão Paroquial.
Nesse ano de 1914, e eleita para o triénio 1914/1916, a Junta era formada pelo presidente José Ferreira Coelho, pelo vice-presidente Manuel Augusto Guedes, pelo secretário Padre Abel Alves de Pinho (1), pelo tesoureiro Domingos José da Silva e pelos vogais Joaquim Gomes de Almeida e Alberto de Almeida Leite Oliveira. As actas das reuniões eram habitualmente lavradas pelo Padre Abel Alves de Pinho.
Apesar de, como disse, ser de 1914 o livro de actas mais antigo existente no arquivo da Junta, há um outro livro mais antigo, com data de 1882, no qual eram registados os ofícios remetidos, pelo que é de supor que terá existido um livro de actas das reuniões da Junta também desse período. Infelizmente, não parece existir no arquivo. O referido livro de 1882 tem, no entanto, poucos registos, estando mesmo incompleto, e parte dos escritos referem-se já a algumas décadas mais tarde, tratando-se por isso do aproveitamento de livro que estava na sua maior parte com folhas em branco.

livro_actas_1914_1959

Capa do livro de actas das reuniões da Junta Paroquial de Guisande no ano de 1914 e que comporta actas até ao ano de 1959.

Primeira página do termo de abertura do livro de actas das reuniões da Junta Paroquial de Guisande no ano de 1914.

(1) O Padre Abel Alves de Pinho era natural da freguesia de Fiães, do concelho de Vila da Feira. Em 1914 era pároco da freguesia de Guisande tendo retirado da mesma no ano de 1923, sendo substituído pelo Padre Rodrigo José Milheiro, nomeado pároco no dia 21 de Outubro do referido ano. Este paroquiou a nossa freguesia até 11 de Setembro de 1936 data em que tomou posse da Paróquia de Escariz, do concelho de Arouca.

A. Almeida