25/09/2025

Candidatos à Assembleia de Freguesia de Pigeiros - Debate

Ouvi, interessado, o debate na Rádio Clube da Feira, ontem, entre os candidatos concorrentes à Assembleia de Freguesia de Pigeiros, no caso António Cardoso, pelo PS e Tiago Afonso, pelo PSD. Faltou, pelos vistos sem justificação, o representante da CDU.

Devo dizer que gostei. Pela forma como decorreu e da clareza com que as questões aos diversos temas foram respondidas. Isso, parece-me, demonstra a qualidade de ambos os candidatos e das ideias objectivas que têm para a freguesia, mesmo que com as naturais diferenças.

O debate decorreu quase sempre com cordialidade e sem grandes embates porque as diferenças nas medidas propostas não são muito diferentes, mesmo que me pareça, pelo menos do que ficou exposto, que António Cardoso apresentou ideias estruturantes, nomeadamente para os acessos da Zona Industrial de Romariz à rotunda da A32 e desta ao PERM. Concerteza que serão obras a carecer do envolvimento e decisão de outras entidades, que não apenas a Junta de Freguesia, mas que de facto quando, e se, vierem a ser concretizadas, serão fundamentais. Pelo menos ficou a visão. Mas, no geral, ambos os candidatos com medidas interessantes e necessárias. De resto, como em todas as freguesias desagregadas, nomeadamente as que não tinham o papel de cabeça, como Guisande, Gião, Louredo, Vale, Vila Maior e Pigeiros, o atraso nestes últimos 12 anos tem sido notório, com perda de proximidade mas também de outras acções que antes da formação das uniões funcionavam relativamente bem e cujos modelos não foram seguidos e daí com maus resultados.

Se ouvi e percebi bem, a maior diferença de propostas tem a ver com o aproveitamento da zona desportiva no lugar do Barreiro, iniciada mas inacabada. O António Cardoso defende que a mesma seja concluída e revitalizada e que a Câmara Municipal honre os compromissos assumidos para com o equipamento, com carácter de municipal, o que na sua opinião ainda não aconteceu. Por sua vez o Tiago Afonso pretende a sua reconversão ou aproveitamento como espaço para habitação a custos acessíveis e, em contrapartida à zona desportiva, valorizar o actual e antigo Campo de Jogos Manuel Pé D´Arca, o qual tem vindo a sofrer obras de melhoramentos.

Como disse, o debate, ao contrário de muitos, foi enriquecedor. Apesar disso, e porque se trata de um debate de ideias, na parte final houve alguma tensão entre os candidatos quanto ao processo que inviabilizou a formação de uma lista independente, que integraria os agora dois candidatos, bem como ao que o António Cardoso considerou como pouco ético o envolvimento da Junta PSD numa acção promovida em período de pré-campanha, pelo Impulso Jovem, designação do grupo de jovens da paróquia de Pigeiros. Houve, de facto, alguma tensão e natural desacordo.

Apesar desta desconvergência final, e que poderá continuar num debate público em sede de campanha, os candidatos de Pigeiros mostraram ter qualidade e uma boa visão para a freguesia. 

António Cardoso tem e demonstrou ter a experiência, até porque foi autarca, presidente de Junta, vereador municipal e deputado na Assembleia da República e um profundo conhecimento das diferentes realidades da sua freguesia, do passado e do presente, bem como dos contextos de ligação face ao município e outras entidades. Tem ainda a seu favor a total disponibilidade com que se apresenta à população.

Por sua vez, o Tiago Afonso, que conheço circunstancialmente,mas que vou acompanhando a sua acção e pensamento, apesar de representar uma outra geração e não natural de Pigeiros mas residente, demonstra também já ter um bom conhecimento da freguesia, das suas necessidades e potencialidades e percebe-se que tem as qualidades pessoais e de formação para poder envolver e  desenvolver um bom trabalho. Entre vários aspectos, gostei da sua análise à forma como terá de ser encarado o problema da limpeza dos espaços públicos e ruas, ou seja, com antecipação e planeamento. De resto defendi este modelo quando fiz parte da Junta da União, mas sem acolhimento. 

Como um aparte, de facto, quanto a este aspecto das limpezas, pessoalmente também considero que é preciso planeamento  e antecipação, e que em muitas situações será mais vantajoso limpar com mais regularidade, antes da vegetação crescer para tamanhos que depois envolvem mais tempo a limpar, mais desgaste dos equipamentos e maior volume de vegetação a remover. Há também valetas, em certos locais, que pela sua natureza ou de passagem de águas, devem ser pavimentadas, com meias-canas, de modo a melhorar o escoamento das águas e a reduzir o impacto e o crescimento, como, em Guisande, onde tal se verifica na Rua da Fonte, entre as Quintães e Casaldaça e noutros locais onde há acumulação de terras.

Para resumir, o eleitorado da freguesia de Pigeiros tem de estar satisfeito por ter dois candidatos de qualidade e que em face da sua livre escolha em 12 de Outubro, terá a garantia de boa representação.

Desligando-me da consideração pessoal que confesso ter pelo António Cardoso, que naturalmente já vem de há muitos anos, e de qualquer tendência partidária, que não tenho, de todo, a este nível local, do que vou lendo e ouvindo e pelas minhas percepções, considero ambos os candidatos com muita qualidade e acima de tudo parece-me que ambos muito interessados em servir da melhor forma a sua comunidade.

Em 12 de Outubro, caberá aos pigeirenses fazer a análise e a escolha, desejando-se que de forma tão esclarecida quanto possível!