Geografia


A freguesia dista da sede do concelho cerca de 10 Km e localiza-se sensivelmente a nordeste em relação ao território municipal. Tem uma área reduzida, cerca de 4,0 Km 2, sendo uma das mais pequenas do concelho.

Com a Reforma Administrativa Nacional -  Lei n.º 11-A/2013 de 28 de Janeiro, a freguesia de Guisande passa a integra a União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande.




- mapa do concelho de Santa Maria da Feira



- mapas da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande e sua relação com o concelho de Santa Maria da Feira

De acordo com os dados dos Censos 2011, a freguesia tem uma população residente de 1237 habitantes, sendo 616 homens e 621 mulheres. Dispõe de 434 famílias, 579 alojamentos e 535 edifícios. Considera-se como uma pequena freguesia mas equilibrada nos dados demográficos.

Guisande, de norte para sul e de sul para norte tem como terras vizinhas as freguesias de Lobão, Gião, Louredo, Romariz, Pigeiros e Caldas de S. Jorge.

Geograficamente, a freguesia de Guisande é marcada centralmente, e de sul para norte, pelo lindo vale onde corre a Ribeira da Mota, um afluente da margem esquerda do Rio Inha, por sua vez afluente do Rio Douro. O lado nascente desse deslumbrante vale é marcado pela encosta sul do Monte da Mó e do lado poente o terreno desenvolve-se com uma colina suave que se prolonga para poente até ao vale do Rio Uíma, já nas freguesias de Caldas de S. Jorge e Lobão.


Ao longo do vale da Ribeira da Mota, localiza-se uma importante e extensa área de aptidão agrícola, composta por várzeas e lameiros. A freguesia possui também vastas zonas florestais, caracterizadas pelo pinheiro e eucalipto, mas também outras espécies como o carvalho, a acácia e o sobreiro.

A freguesia é composta por 14 lugares, assim distribuídos:

"Parte de Cima"
Igreja
Quintães
Viso
Cimo de Vila
Outeiro
Estôse
Pereirada
Leira
Gândara
"Parte de Baixo"
Casaldaça
Lama
Fornos
Barrosa
Reguengo





- mapa de lugares

Neste momento o lugar de Fornos é considerado o mais desenvolvido da freguesia, superando os outrora importantes lugares de Casaldaça e Cimo de Vila. Este facto deve-se à sua localização ao longo da estrada nacional Nº 223, e aos estabelecimentos comerciais que ali se foram implantando, tais como uma garagem de reparação automóvel, centro de inspecções técnicas a veículos, bombas de abastecimento de combustível, cafés, restaurantes, etç.



- vista aérea da freguesia de Guisande