11 de setembro de 2025

Sim, vou à apresentação do Johnny Almeida (e à do Celestino, se houver)

Nestas coisas não sou melhor nem pior que os outros. Não recebo nem quero dar lições de moral.

Mas em muitas questões, nomeadamente na política, procuro ter uma visão aberta e tanto comungo alguns dos valores tradicionalmente ligados à esquerda, como também de vários valores mais relacionados à direita. Sou pelo concenso, moderação e equilíbrio. Não alinho em extremismos e fundamentalismos, mesmos os ideológicos. De resto, faz-me confusão ver alguns que se apregoam como democráticos e defensores da democracia, a terem posições extremadas, como se apenas eles os donos e senhores da razão e porteiros das estradas que conduzem ao lado certo.

Neste sentido, tanto mais numas eleições locais, para a nossa freguesia, com pessoas nossas conhecidas e amigas em ambos os lados, faz-me confusão que alguns se entrincheirem nos seus redutos, afastados dos outros como se estes com sarna.

Quando queremos votar de forma esclarecida, sem fundamentalismos ou apenas pelo partidarismo, será importante analisar ambas as listas e seus projectos e ideias e ouvir o que os cabeças-de-lista têm a dizer. Claro que nestas apresentações dispensam-se os lugares comuns de quem vem de fora, das estruturas partidárias, as quais, quase sempre esquecem as freguesias fora destes contextos de eleições.

Neste pensar e sentir, é minha intenção assistir neste Sábado, no Monte do Viso, pelas 18:30 horas, à sessão de apresentação do Johnny Almeida, pelo PSD, ouvir da boca do próprio o que tem a dizer e quais as suas ideias e projectos paraa  freguesia, bem como da sua equipa.

Mas também, obviamente, participarei na apresentação do Celestino Sacramento, se esta se vier a realizar - o que para já nada se sabe.