2 de outubro de 2014

Padre José Pereira de Oliveira

padre_oliveira

O Padre José Pereira de Oliveira, nasceu em Guisande, no lugar da Gândara, numa velha casa localizada onde actualmente se situa a casa do António Mota e da esposa Matilde.

Nasceu em 4 de Outubro de 1909. Professou em 8 de Setembro de 1930, em Orly, França e foi ordenado sacerdote em em Braga, em 8 de Outubro de 1933.

Pertencia à Congregação do Espírito Santo, tendo estado em Missão em terras de Angola, entre1937 e 1941 e em Cabo Verde, entre 1950 e 1966.

Exerceu funções de Provincial da Congregação entre 1943 e 1949.

Faleceu em 24 de Fevereiro de 1986, estando sepultado na Silva - Barcelos.

De família humilde, era filho de Manuel Pereira de Oliveira e de Rita Joaquina de Jesus. Teve três irmãos, o Mamede, que viveu em Casaldaça, marido da Sr.ª Elvira, o Domingos e o António, este pai do Sr. Mário Reis de Oliveira do lugar da Gândara.

Quem o conheceu, diz  ter sido um exemplo de um homem bom e um sacerdote cheio de ardor apostólico, um amigo sempre com uma palavra de conforto e incentivo, um missionário disponível e alegre, um espiritano que encarnava no quotidiano a experiência do "Absoluto de Deus". Um confrade que amava a comunidade e nela tinha uma presença de qualidade.

O Padre José Pereira de Oliveira é uma ilustre figura guisandense relativamente pouco conhecido mas que merecia uma melhor atenção e reconhecimento da freguesia que, espero pessoalmente, venha a acontecer num futuro próximo.

1962  - Vista poente da casa dos pais do P.e Oliveira, no lugar da Gândara - Guisande

1941 - Saída para um passeio ao Santuário de Fátima. O P.e Oliveira  ao lado do P.e Francisco de Oliveira, recentemente nomeado pároco da freguesia de Guisande.

1959  - Praia - Cabo Verde
Ladeado por um grupo de Liamistas.

Comente com o Facebook:

Sem comentários: