2 de maio de 2023

O hidrogénio verde é sportinguista?

 


Está na moda falar-se de "hidrogénio verde".

O hidrogênio verde é um tipo de hidrogénio produzido a partir de fontes renováveis de energia, como energia eólica, solar e hidroelétrica, por meio de um processo chamado eletrólise da água. Durante esse processo, a água é decomposta em hidrogénio e oxigênio usando eletricidade renovável.

A principal vantagem do hidrogénio verde é que ele é produzido sem a emissão de dióxido de carbono (CO2), tornando-o uma opção de combustível muito mais limpa do que o hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis. Além disso, o hidrogénio verde é considerado uma fonte de energia de alta densidade, o que significa que ele pode armazenar grandes quantidades de energia em um espaço relativamente pequeno.

Atualmente, o hidrogénio verde está sendo explorado como uma alternativa aos combustíveis fósseis em muitas aplicações, como transporte, geração de energia e aquecimento. No entanto, a produção de hidrogénio verde ainda é relativamente cara em comparação com outras fontes de energia, e a infraestrutura necessária para distribuição e armazenamento ainda está em desenvolvimento.

Quanto à relação entre a energia dispendida e a energia ganha, afinal o "calcanhar de aquiles " da procura de energia abundante e barata, como no caso da fusão nuclear em que cientistas procuram simular o processo de fusão no sol, depende do processo de produção de hidrogénio utilizado e das condições locais de produção e uso de energia.

Em geral, o processo de eletrólise para produção de hidrogénio consome uma quantidade significativa de energia elétrica, o que pode reduzir a eficiência geral do sistema. No entanto, se a eletricidade utilizada para produzir hidrogénio é proveniente de fontes renováveis, como energia eólica ou solar, a relação de benefício pode ser maior.

Além disso, a eficiência do processo de conversão de hidrogénio em eletricidade ou outras formas de energia também pode variar. A célula de combustível, por exemplo, é uma tecnologia que pode converter hidrogénio diretamente em eletricidade com alta eficiência. Já a queima de hidrogénio em motores a combustão pode ter uma eficiência menor.

Em geral, é importante avaliar o ciclo de vida completo de um sistema de produção e uso de hidrogénio para entender sua eficiência e benefícios ambientais em relação às alternativas disponíveis.