Geografia

A freguesia de Guisande desenvolve-se num território com a área de 4,37 Km2. Tendo em conta os Censos de 2011, com uma população residente de 1237 habitantes, resulta numa densidade populacional de 283,06 habitantes/km2.
A freguesia dista da sede do concelho cerca de 10 Km e localiza-se sensivelmente a nordeste em relação ao território municipal.

Com a malfadada Reforma Administrativa Nacional -  Lei n.º 11-A/2013 de 28 de Janeiro, que colocou Guisande numa união de freguesias (União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande) de composição geográfica desequilibrada e incaracterística, de cuja administração não tem resultado quaisquer mais valias para a população, bem pelo contrário, constatando-se uma perda notória de qualidade nos diferentes serviços de atendimento e acção no terreno, com um desligamento e afastamento entre eleitos e eleitores, para além da desconsideração dos valores de identidade cultural e social, intrínsecos a cada uma das freguesias constituintes.
Pode ser que no futuro as coisas funcionem melhor, mas nestes primeiros anos da nova realidade as coisas têm sido um desastre, em grande parte por incapacidade de meios financeiros, humanos e logísticos mas também por filosofias e abordagens menos adequadas dos eleitos a uma nova situação de multi-culturalidade e necessidades.



- mapa do concelho de Santa Maria da Feira



- mapas da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande e sua relação com o concelho de Santa Maria da Feira

Tabela com as área dos territórios das diferentes freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. Guisande com 4,37 Km2, na posição 23ª entre as 31 freguesias (situação anterior à reforma administrativa) do concelho. Nota, neste quadro a população reporta-se aos dados dos Censos de 2001, estando pois, desactualizados.

De acordo com os dados dos Censos 2011, Guisande tem uma população residente de 1237 habitantes, sendo 616 homens e 621 mulheres. Dispõe de 434 famílias, 579 alojamentos e 535 edifícios. Considera-se como uma pequena freguesia mas equilibrada nos dados demográficos, sendo que, tal como na maior parte do país, com tendências preocupantes na baixa de natalidade e por isso com decréscimo populacional e consequente envelhecimento da população. A tendência, é pois de redução da população nas próximas décadas a não ser que surjam políticas firmes e activas que conduzam ao aumento de casamentos e da taxa de nascimentos ou de outros factores não endógenos, como a imigração da qual resulte um aumento da população.

A freguesia de Guisande, de norte para sul e de sul para norte tem como terras vizinhas as freguesias de Lobão, Gião, Louredo, Romariz, Pigeiros e Caldas de S. Jorge.

Geograficamente, a freguesia de Guisande é marcada centralmente, e de sul para norte, pelo lindo vale onde corre a Ribeira da Mota, um afluente da margem esquerda do Rio Inha, por sua vez afluente do Rio Douro. O lado nascente desse deslumbrante vale é marcado pela encosta sul do Monte da Mó e do lado poente o terreno desenvolve-se com uma colina suave que se prolonga para poente até ao vale do Rio Uíma, já nas freguesias de Caldas de S. Jorge e Lobão.

Ao longo do vale da Ribeira da Mota, localiza-se uma importante e extensa área de aptidão agrícola, composta por várzeas e lameiros. A freguesia possui também vastas zonas florestais, caracterizadas pelo pinheiro e eucalipto, mas também outras espécies como o carvalho, a acácia e o sobreiro.

A freguesia é composta por 14 lugares, tradicional e historicamente assim distribuídos:
"Parte de Cima"
Igreja, Quintães, Viso, Cimo de Vila, Outeiro, Estôse, Pereirada, Leira e Gândara
"Parte de Baixo"
Casaldaça, Lama, Fornos, Barrosa e Reguengo





- mapa de lugares

Neste momento o lugar de Fornos é considerado o mais desenvolvido da freguesia, superando os outrora importantes lugares de Casaldaça e Cimo de Vila. Este facto deve-se à sua localização ao longo da estrada nacional Nº 223, e aos estabelecimentos comerciais que ali se foram implantando, tais como uma garagem de reparação automóvel, centro de inspecções técnicas a veículos, bombas de abastecimento de combustível, cafés, restaurantes, etç.



- vista aérea da freguesia de Guisande