12 de maio de 2014

Benzida a imagem réplica de Nossa Senhora do Rosário

 

Na missa de Sexta-Feira, dia 9 de Maio, que antecedeu a Procissão de Velas, foi benzida a réplica da imagem de Nossa Senhora do Rosário, adquirida no âmbito de uma campanha de angariação de fundos promovida pelo grupo de leitores da paróquia.
Como réplica que é, a imagem tem as principais características e semelhanças da imagem original, tendo aproximadamente o mesmo tamanho. A principal diferença é o facto do vestido do Menino Jesus ser esculpido enquanto que na imagem original o vestido é feito de tecido. Mesmo o rosário que pende da mão de Nossa Senhora tem muitas semelhanças com o original, nomeadamente no adorno em tecido de fio de ouro e no crucifixo.

É de louvar a todos modos a iniciativa e persistência dos elementos do grupo de leitores tanto mais que, ao contrário do que seria de esperar, não receberam qualquer apoio formal da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Esta imagem vem enriquecer o património da paróquia e reforçar a devoção a Nossa Senhora do Rosário já que será possível a sua integração em procissões solenes o que até aqui não acontecia.

Entretanto, conforme foi esclarecido pelo Sr. padre Farinha, estudar-se-á a melhor localização para a imagem, até porque não se pretende substituir a imagem original, nem nunca foi esse o objectivo.

Quanto aos dinheiros envolvidos na campanha, o grupo de leitores já prestou contas. Aqui se voltam a enunciar:

 

Receitas:

- Venda de rifas para sorteio: 1.000,00 euros

- Tasquinha de comes-e-bebes, em Junho de 2013: 326,63 euros

- Cantar das Janeiras: 575,62 euros

- Donativos particulares: 240,37 euros

Total de receitas: 2.142,62 euros

 

Despesas:

Aquisição da imagem de Nossa Senhora  e respectivo rosário: 1.800,00 euros

 

Saldo (Positivo): 342,62 euros

Este saldo será destinado à encomenda da estrutura de um andor adaptado à imagem. O que restar será destinado a ajuda para as Missões, de resto como havia sido previamente definido.

 

A imagem:

 

image

image

image

image

image

image

- clicar nas imagens para ampliar