2 de março de 2024

José Gomes Leite

José Gomes Leite, que foi do lugar do Reguengo, foi uma figura com alguma importância na nossa freguesia, por ser um abastado proprietário, com ligações familiares por parte da sua esposa à Casa do Loureiro e à família Leite Resende, do lugar da Igreja,  mas sobretudo pela sua ligação à  Junta de Freguesia de Guisande onde, durante pelo menos 20 anos ocupou diversos cargos.

Em 1922 era vice-presidente.

Em 1923, era secretário.

Ainda em 1923 foi tesoureiro.

Em 1926 e entre 1935 e 1945 foi presidente. Foi neste período que foi realizada a abertura da estra que liga da Igreja a Fornos, passando pelas Quintães, Viso e Barrosa.

José Gomes Leite era natural de Pigeiros, do lugar da Bajouca, tendo nascido a 2 de Dezembro de 1886, sendo filho de Manuel Henriques Gomes Leite e de Rosa Maria Pereira de Jesus. Era neto paterno de Manuel Gomes Leite e de Bernardina Henriques de Paiva e neto materno de José Alves da Silva e de Maria Rosa Pereira.

Casou em Guisande em 14 de Junho de 1919 com Margarida Angelina Leite de Resende. Esta nasceu em 3 de Julho de 1884. Era filha de António Joaquim dos Reis Oliveira e de Maria Felizarda Gomes de Almeida, casados em 25 de Maio de 1880.

Por sua vez este António Joaquim dos Reis Oliveira era filho de filho de Manuel de Oliveira e de Ana Joaquina. Era neto paterno de António de Oliveira e Inácia Rosa. Era neto materno de José Francisco da Silva e Rosa Maria.

António Joaquim e Maria Felizarda tiveram ainda um filho de nome Raimundo de Leite Oliveira, que faleceu solteiro, com 23 anos de idade em 18 de Junho de 1905.

Por sua vez a Maria Felizarda Gomes de Almeida nasceu em 28 de Julho de 1958 e era filha de António Leite de Resende (do lugar da Igreja) e Margarida Felizarda de S. José (da Casa do Loureiro). Era neta paterna de José Leite de Resende e Teresa de Jesus e neta materna de Domingos José Francisco de Almeida e de Maria Felizarda de S. José. Esta Maria Felizarda Gomes de Almeida era irmã de Raimundo de Almeida Leite de Resende, por sua vez pai da D. Anunciação Leite de Resende, de que aqui já falamos.

José Gomes Leite e sua esposa Margarida Angelina Leite de Resende foram pais da Maria Angelina que casou com o Américo Pinto dos Santos (Chefe) e da  Maria da Anunciação Leite de Oliveira Gomes, nascida a 10 de Maio de 1931, que casou em 25 de Fevereiro de 1964 com Rogério Fernandes da Costa Neves, que por sua vez  foram pais da Maria José Gomes Neves que casou com o Dr. Rui Manuel de Azevedo Gomes Giro. Foram ainda pais de Albano Leite de Oliveira que faleceu menor, com apenas 2 anos de idade em 2 de Outubro de 1928.

Tiveram ainda uma outra filha, Maria Alzira de Oliveira Gomes, nascida a 7 de Abril de 1924 e que casou em 18 de Setembro de 1954 com Mário António Moreira Guerner, de Perosinho - Vila Nova de Gaia.

José Gomes Leite faleceu em 30 de Novembro de 1968. A data de falecimento inscrita na lápide sobre o o seu jazigo  no cemitério de Guisande está errada e refere-se à do falecimento da esposa, 19 de Novembro de 1973. Por conseguinte a sua data de falecimento na lápide também está errada como também está errado o seu nome pois escreveram José Leite Gomes em vez de José Gomes Leite. Espanta tantos erros juntos.

Margarida Angelina Leite de Resende de Oliveira, esposa de José Gomes Leite

António Joaquim Gomes Reis de Oliveira, sogro de José Gomes Leite