1 de janeiro de 2000

Pormenores – Arco-Cruzeiro


arco_igreja

Esta inscrição pintada no arco-cruzeiro do edifício da igreja matriz, que divide e capela-mor da nave principal, certamente passará despercebida a muitos dos guisandenses, mas sobretudo a sua tradução. A inscrição está em latim: "Non est hic aliud nisi domus Dei et porta caeli". Tem a seguinte tradução: "Este não é outro lugar senão a Casa de Deus e a porta do Céu".
Recordo-me, e conheço-a desde então, quando foi explicada e ensinada pelo Padre Francisco, aquando de uma visita a Guisande de uma associação cultural, em meados dos anos 80, então numa acção de intercâmbio com a Associação Cultural da Juventude de Guisande.

arco_pintura

O arco-cruzeiro, apresenta uma pintura a cores com motivos florais clássicos. Estão em bom estado  geral porque foram alvo de restauração, ainda no tempo do Padre Francisco. Todavia, incompreensivelmente, tendo em conta o cuidado e rigor de observação conhecidos no Padre Francisco, o trabalho foi muito mal executado e apresenta pouco rigor nos diferentes motivos. Eventualmente terão sido considerados os aspectos económicos pois um restauro rigoroso seria substancialmente mais dispendioso. Deste modo, verifica-se que basicamente a pintura foi retocada sem cuidado nos pormenores e na fidelidade das cores originais.