18 de setembro de 2014

Falecimento do P.e Acácio de Freitas

 

Como será já do conhecimento de muita gente, faleceu ontem o Padre Acácio Ribeiro de Freitas, pároco de Louredo e Gião. O funeral decorrerá no dia 19 de Setembro (sexta-feira), às 10h30, na Igreja Matriz de Louredo, indo a sepultar no cemitério local.
O P.e Acácio Freitas, nasceu no concelho de Marco de Canavezes em 13 de Fevereiro de 1928, sendo ordenado em 31 de Julho de 1955. Faleceu com 86 anos de idade.


Após o falecimento do P.e Francisco de Oliveira, em Maio de 1998, foi nomeado pelo Bispo da Diocese do Porto para assegurar os serviços na paróquia de S. Mamede de Guisande sendo alguns meses depois substituído pelo P.e Domingos Moreira (da paróquia de Santa Maria de Pigeiros), também já falecido. Por isso a comunidade de Guisande também fez parte do longo percurso sacerdotal do P.e Acácio.


Foi um homem e um sacerdote com muita personalidade e carisma, frontal e por vezes polémico, mas bastante querido pelas comunidades de S. Vicente de Louredo e S.to André de Gião, pelo que é com sentido pesar que a elas nos juntamos a este momento de luto.


Paz à sua alma!