20 de outubro de 2005

Dr. Joaquim Alves Santiago

O Dr. Joaquim Alves Santiago nasceu na freguesia de Guisande, concelho de Vila da Feira, em 25 de Novembro de 1898, filho de Joaquim Alves Santiago e de  Maria Joaquina da Conceição, de Caldas de S. Jorge. Era irmão de António Alves Santiago e por conseguinte, de entre outros, tio paterno do Pe. António Alves de Pinho Santiago. Tinha ainda um irmão de nome Manuel Alves de Santiago, na altura solteiro e estudante, que foi seu padrinho de baptismo. Teve como madrinha a tia paterna de nome Maria Joaquina da Silva.
Era neto paterno de Manuel Santiago e de Eufrásia Joaquina da Silva, de Casaldaça, e neto materno de Manuel Alves Moreira e de Maria Joaquina da Conceição, das Quintães.

Casou em primeiras núpcias com Margarida Augusta da Conceição Valente Baldaia e em segundas núpcias com Inocência da Silva Santos.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa,  tendo, nesta cidade, exercido a função de professor da Escola Académica. Exerceu também a advocacia com escritório na Vila da Feira.

Chegou a ocupar o cargo de redactor principal e depois director do então jornal "Democrata Feirense", um semanário fundado em 5 de Outubro de 1914 e que viria a terminar no ano de 1958. Entre outras importantes figuras feirenses, também foi director desse jornal, em período anterior, o Dr. Vitorino de Sá (Sanfins, em 25 de Outubro de 1854 - Vila da Feira, em 21 de Maio de 1934).

O Dr. Joaquim Alves Santiago veio a falecer em 12 de Setembro de 1958, com 60 anos de idade (não conseguimos apurar onde se encontra sepultado, presumindo que na Vila da Feira, onde faleceu).

Nota: Dados biográficos colhidos de Roberto Vaz de Oliveira na publicação "Aveiro e o seu distrito" Nº 9 de Junho de 1970.

Observação: Não temos mais dados sobre esta figura Guisande, nomeadamente sobre se teve alguma intervenção na freguesia onde nasceu e se para ela contribuiu com a sua acção de homem das leis e das letras.
Em todo o caso, foi sem dúvida uma figura de relevo, ligada a uma família importante na nossa freguesia e considera-se que é justificada a sua referência nesta simples galeria de figuras ilustres ligadas à freguesia de Guisande.