10 de janeiro de 2018

Reversão da Reforma Administrativa

Está já no terreno uma angariação de assinaturas/petição com vista ao pedido de reversão da freguesia de Guisande para a sua situação anterior à Reforma Administrativa, de resto como está já a acontecer em algumas freguesias agora integradas em uniões. A petição é encabeçada por um grupo multi-partidário de cidadãos, nomeadamente ex-autarcas.

Concerteza que já assinei e creio que não faltará quem assine pois o descontentamento das freguesias agregadas é geral. Parece-me que, infelizmente, será um esforço em vão, porque os políticos, e destes quem decide, são pouco dados a petições, mesmo que estas possam expressar uma larga maioria de uma freguesia e de uma população.

Em todo o caso, é importante que a petição seja assinada pela maioria dos cidadãos, eleitores ou não, de modo a que, na eventualidade de poder vir a valer alguma coisa, possa ser utilizada.
Creio que uma eventual alteração à Reforma Administrativa, total ou parcial, dependerá sobretudo do actual Governo e da vontade efectiva deste mexer na coisa. Pela parte da actual Câmara Municipal não nos parece que dali possa vir qualquer ajuda no sentido da mudança, mas nunca é tarde para reparar erros do passado recente. Qualquer mudança, porém, ou será agora nesta legislatura ou muito dificilmente será mais tarde, porque se a situação actual ganhar raízes vai ser bem mais difícil. E convenhamos que nestas coisas, pelas implicações resultantes, não podem andar a ser alteradas constantemente.