18 de maio de 2018

Quando não vale a pena passar à Pena do Vale

Quem passa por algumas das ruas da freguesia do Vale, percebe e compreende algumas das razões de fundo da insatisfação e até mesmo revolta de grande parte da população local face à sua integração na União de Freguesias conjuntamente com Vila Maior e Canedo.  Nesse contexto, os acontecimentos de manifestação anteriores às últimas eleições autárquicas, bem como agora o movimento de recolha de assinaturas para a tentativa legal de reverter a situação administrativa, são apenas  a lógica reacção a uma insatisfação que parece generalizada face a algum ostracismo a que a freguesia tem sido votada, de resto em situação similar à de Guisande.

Se de algum modo há ruas que podem ser emblemáticas e ilustradoras desta realidade, uma delas é a Avenida da Igreja (uma das suas principais) e outra a Rua do Emigrante, sobretudo no troço entre o cruzamento do lugar da Pena em direcção ao lugar de Parada (Louredo) até à ponte do Inha. Estão, de facto num estado lastimoso.

Mas é esperar para ver. Haja vontade, competência e igual paixão pelas "filhas dos outros" para que as coisas se façam. É certo que os mandatos decorrentes das últimas eleições ainda estão no primeiro ano, mas, todavia, depois de quatro anos falhados, já vai sendo tempo de se inverter as coisas. Como dizia, esperar para ver, mas também ver para crer.