26 de fevereiro de 2020

Coisas do ambiente



Salvas as devidas importâncias, distâncias e impactos, de algum modo o assunto do futuro aeroporto previsto para a margem sul do Tejo, no Montijo, nomeadamente a polémica da sua localização de sensibilidade ambiental, tem algumas semelhanças com o que aconteceu no nosso Monte de Mó. Ou seja, as questões do território e do ambiente só são importantes para as coisas pequenas, porque quando há necessidade de ali implantar as coisas grandes e impactantes, estas têm via aberta. Porque tudo em nome do interesse público.

Veja-se, por comparação, mesmo que pobre, a situação do nosso (também de Louredo e Romariz) Monte de Mó: Veio o PDM e toda aquela grande mancha florestal, pontilhada de alguns elementos agrícolas, sobretudo nas encostas, foram, e bem, classificadas como Espaço Florestal e pontualmente, com elementos de Espaço Agrícola. Por conseguinte, no geral ali não se podia edificar habitações, muros ou mesmo currais para ovelhas ou galinhas. Era um prejuízo para a coisa.

Mas depois veio a necessidade de ali se implantar um reservatório para a rede pública de abastecimento de água: Faça-se! 

Depois veio a necessidade de ali fazer passar um auto-estrada de seis faixas, gerando um enorme impacto ambiental e topográfico, com movimentos de terras gigantescos, construção de viadutos, gerando desequilíbrios óbvios na topografia natural e deles os consequentes problemas na drenagem de águas, tanto mais que, nas alternativas, optando-se sempre pelas vias do mais fácil e mais barato, e invariavelmente ao arrepio dos interesses dos proprietários. Foram feitas cagadas um pouco por todo o lado. É certo que para alguns foi um totoloto, mas para outros, menos expeditos, foi o prejuízo. Mas, faça-se e fez-se.

Depois veio a necessidade de ali instalar uma sub-estação eléctrica: Faça-se e fez-se. Bem no coração do monte, novamente com enormes movimentos de terras e desequilíbrio nas drenagens de águas e toda a zona ficou sob um tecto electro-magnético de torres e cabos em várias direcções. Uma espécie de árvore de natal permanente.

Em resumo, por todas estas questões e opções, que por um lado compreendem-se face ao interesse público, nacional e ou municipal, a questão do ambiente tem sido sempre preterida. Por outro lado os estudos de impacte ambiental não servem para coisa alguma, apenas para dar cumprimento a um mero formalismo. Umas recomendações, uns pózinhos de perlim-pim-pim aqui e ali e a coisa ultrapassa-se.

É caso para se dizer que o ambiente deve ser preservado não para minudências, coisas pequenas,  mas para coisas importantes e em grande. Apesar disso, toda a gente com poder de decisão continua com os discursos, na generalidade hipócritas, de que o ambiente é coisa importante e a valorizar.

Pois, pois...