24 de agosto de 2021

Infomails, slogans e balões de ar

Um infomail de campanha eleitoral dispensa apresentações e, já agora, justificações. E dão-nos sempre rostos sorridentes e apresentam-nos pessoas, algumas de quem nada conhecemos, como com provas dadas.

Quanto aos slogans, de modo particular do PSD (porque do PS ainda não vimos o rosto do nosso representante), pelo menos guisandemente falando, alguns esclarecimentos e respostas adicionais davam jeito ao eleitorado. É que, falo por mim, as pessoas gostam de conhecer quem os representará e deles serem conhecidos. As tais provas dadas... 

Depois também será importante obter respostas quanto à forma como alguém já integrado na lista, com fotografias tiradas e presença em eventos de campanha, foi "arrumado". Quando se "arruma" alguém conhecido, conhecedor e com prova dadas e se substitui à ultima hora por alguém desconhecido e desconhecedor,  convirá que se explique a coisa bem explicada.

Em resumo, os infomails de campanhas políticas, no geral, entenda-se, são mesmo assim: Quadrados, visionários, utópicos, impactantes, mas em rigor apenas balões de ar  cheios de prosápia e lugares comuns, ou mãos cheias de nada. Quase sempre para enganar tolos. 

As coisas já não vão lá com slogans nem com rostos sorridentes estampados em papel. As obras, os melhoramentos, o mais pelas pessoas, a proximidade, etc,  devem ser coisas concretas e aplicadas ao longo dos mandatos e não apenas soglans que depois se metem na gaveta.