28 de janeiro de 2022

Atoarda


Confesso que até tinha alguma admiração artística pelo Fernando Tordo. Todavia, com as suas recentes declarações ao Jornal de Notícias, pelo extremismo das mesmas, parece-me, borrou a escrita e pela minha parte perdeu toda a consideração.

Em resumo, disse o artista de 74 anos ponderar voltar a emigrar caso a Direita vença as eleições legislativas marcadas para o próximo dia 30 de Janeiro, e que nesse caso se vai embora, simplesmente, tal como já havia feito em 2014 pelos mesmos motivos.

Ou seja, o Sr. Tordo não se dá bem com a democracia. Ele que se arvora num democrata e que até cantou umas abriladas e umas touradas, tem todo o direito de emigrar e de dizer o que quiser de forma mordaz, crítica ou filosófica. Tem ainda o direito de não gostar da direita e das suas políticas e intervenientes, mas tem igualmente que saber compreender e respeitar a vontade dos portugueses que escolhem alternativas diferentes de forma livre  democrática. 

O país não é só de esquerda nem só de direita, mas de cidadãos que pensam diferente sem deixaram de ser portugueses, e por isso tem havido ao longo do percurso da nossa democracia uma alternância, ora à esquerda, ora à direita. Goste-se, ou não, é assim. Mal estávamos se fôssemos todos direitinhos ou esquerdinhos. 

Como homem livre o Sr. Fernando pode emigrar quando e para onde quiser, mas dizê-lo dessa forma pública e ressabiada, mesmo que em tom de pensador mainstrem, e a passar um atestado de "disparate" aos portugueses que pensam diferente e votam à Direita, é no mínimo um desrespeito.

De resto, se não se dá com a Direita, o Sr. Tordo tem excelentes locais para onde emigrar e continuar a fazer carreira apesar da sua idade. Coreia do Norte, China e Cuba são bons destinos e tem a garantia de que por lá a Direita não passa. Lá o pensamento é único e formatado e o Sr. Fernando sentir-se-á como peixe na água.

Que não perca tempo. Será menos um a receber subsídios pagos por inactividade, com contribuições de todos enquanto contribuintes, tanto os da esquerda, como os da esquerda caviar, que adora, como os do centro ou da direita, que desconsidera.

O mais certo é que a sua tão odiada Direita ainda não vença, mas se sim, já vai tarde! Siga! Pode ir cantando a sua canção:


Adeus tristeza, até depois

Chamo-te triste por sentir que entre os dois

Não há mais nada pra fazer ou conversar

Chegou a hora de acabar