18/12/2025

Displicência e impunidade

De Cucujães têm sido lidas várias queixas quanto às deficientes condições de diversas ruas, situação que levou a própria Junta de Freguesia a dar publicamente conta do problema, alertando para os cuidados a ter na circulação e para que, em caso de acidentes, incidentes ou danos provocados por buracos, seja contactada a GNR, de modo a despoletar eventuais processos de indemnização.

Muitos dos populares que se manifestam apontam, entre outros motivos, a indiferença da Câmara Municipal, mas também responsabilizam as obras da E-Redes e da Indáqua.

Esta situação associada à Indáqua não é novidade. Mesmo aqui, no nosso concelho e freguesia, é visível a degradação de várias ruas, ou de partes delas, com intervenções feitas à trouxa-mocha, ora com ressaltos, ora com buracos. São vários os casos, e só quem não percorre as nossas ruas é que não se apercebe dessa realidade.

Para além de tudo, mais do que o desleixo da empresa - para a qual fazer bem e em tempo custa dinheiro - custa compreender a indiferença da Câmara Municipal e a sua incapacidade de actuar e de obrigar à correcção dessas situações. 

Assim sendo, os problemas arrastam-se e agravam-se, e alguns só foram resolvidos após anos. É lamentável esta displicência e esta impunidade, sobretudo quando, no que toca a cobrar, somos um dos concelhos que mais paga pela água, bastando um único dia de atraso no pagamento de uma factura já elevada para que, no mês seguinte, sejam cobrados juros de mora.

É o que temos! A penumbra do vibrante que não entre nas redes sociais.