9 de abril de 2017

Historiando - Análise dos resultados eleitorais em Guisande

Os actos eleitorais para a Assembleia de Freguesia de Guisande, integrados nas designadas Eleições Autárquicas, as quais elegem os órgãos de poder local, conheceram nitidamente dois períodos distintos sob um ponto de vista de orientação política ou, se quisermos, de escolha de pessoas integradas em duas das mais representativas forças partidárias do nosso espectro político, concretamente o PSD - Partido Social Democrata e o PS - Partido Socialista.

O PSD, no início como PPD-PSD, dominou a cena política em Guisande desde o primeiro acto eleitoral para as autárquicas, em 1976, e durante quatro mandatos, sendo que um deles com a participação de um elemento do CDS. 
A partir das eleições realizadas em Dezembro de 1989 o Partido Socialista tomou o poder com uma maioria que repetiu durante mais três mandatos, com as vitórias nas eleições de 1993, 1997 e 2001. Em 2005 o PSD reconquista o poder na Junta e Assembleia de Freguesia, mas no mandato seguinte, em 2009, volta o Partido Socialista ao poder, curiosamente com um candidato que fez parte da Junta anterior de maioria social-democrata. 

Em 2013 com a malfadada reforma administrativa, Guisande passa a integrar a União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande e nas eleições desse ano vence o PSD no global da União, sendo que em Guisande venceu o PS. Não havendo maioria, e não tendo acontecido um acordo entre os partidos, a lista do PSD demite-se em bloco para dar lugar às eleições intercalares as quais tiveram lugar no final de Setembro de 2014, nas quais o Partido Social Democrata venceu por maioria na União de Freguesias e em cada uma das freguesias. Em Guisande o PSD, representado por Américo Almeida, também venceu com larga maioria, invertendo o resultado do ano anterior a favor do PS.

Nas eleições seguintes, para o mandato de 2017/2021, o PSD-Partido Social Democrata voltou a vencer com maioria na União de Freguesias, mas em Guisande, representado por Patrícia Pinho, perdeu para o PS - Partido Socialista, representado por Celestino Sacramento, o qual já havia desempenhado o cargo de presidente de Junta nos mandatos de 1997/2001 e 2001/2005. O PSD.
 
Apesar destas duas diferenciadas fases de divisão do poder local entre o PSD e o PS na nossa freguesia, é legítimo concluir-se que Guisande na sua tendência partidária e ideológica é marcadamente social-democrata. Esta conclusão não é subjectiva mas, fundamentada pela verdade dos números,  já que em todos os demais actos eleitorais, tanto para a Câmara e Assembleia Municipal como a nível nacional para as Legislativas e para o Parlamento Europeu, venceu sempre o PSD. Mesmo nas eleições presidenciais os candidatos apoiados pelo PSD, ou do seu quadrante político, foram vencedores. 

Por conseguinte, as vitórias do PS na freguesia de Guisande ocorreram apenas nas eleições para a Assembleia de Freguesia, no que pode ser um sinal de maturidade em que a maioria dos eleitores compreendem a importâncias das pessoas e suas valias no contexto da freguesia. Claro está que a capacidade de campanha e mobilização das diferentes listas contam muito e, já agora, num cenário de uma pequena freguesia, os truques e as pequenas ou grandes intrigas também contam e decidem eleições. Alguns dos resultados, por pouco mais de uma dezena de votos, espelham isso. 
 
Como será no futuro, tendo em conta um crescente desinteresse das pessoas pelos actos eleitorais, que têm conduzido a altas percentagens de abstenção, ou a um descrédito generalizado para com a classe política? Certamente que será o tempo a dar a resposta, sendo que a todos os níveis e também no local, importa escolher pessoas capazes e credíveis e deixar de lado o seguidismo partidário que por vezes cega. De algum modo todos precisamos de quem nos represente e governe.