4 de outubro de 2014

Pe. José Gomes de Almeida

Foi pároco nas freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros - Vila da Feira

- Nasceu em Guisande, na casa do Loureiro em 22 de Setembro de 1807 e por isso ficou na tradição com o nome de "abade Loureiro". Era filho de Domingos José Francisco de Almeida e de Maria Felizarda de S. José. Recebeu o presbiterado no Porto das mãos do Bispo Avelar em 24 de Setembro de 1831. Residiu em Guisande; foi cura do seu antecessor nos últimos anos e encomendado após a sua morte. Apresentado quase logo nesta igreja por decreto de 10 de Novembro de 1841, só pôde ser colado mais tarde, devido ao cisma. Fez sinodal em 15 de Fevereiro de 1844 e foi colado pelo Bispo D. Jerónimo no mesmo dia e tomou posse em 20 do mesmo mês. Paroquiou nesta igreja durante quase 38 anos, sendo o abade que mais tempo aqui exerceu as suas funções, sem nunca ter coadjutor. Foi vigário da Vara deste distrito desde 1862 até à sua morte. Faleceu quase de repente no domingo 3 de Agosto de 1879, tendo ainda rezado missa nessa dia. Teve lugar o seu enterro no dia 5 com ofício de 39 padres.

O abade José Inácio da Costa e Silva (de Pigeiros) escreveu: "Não conheci o abade Loureiro, embora tivesse já sete anos quando ele morreu. Mas em vista da sua escrituração e das informações que me têm dado posso quase com segurança deixar aqui o seu retrato: Fisicamente era um homem corpulento, alto e grosso e de rosto trigueiro que infundia terror nos momentos de zanga. Moralmente era um padre de bons costumes, de vida sem mancha e tido sempre no melhor conceito pelos seus superiores. Era um homem de um temperamento enérgico e irascível e era sujeito a violentas explosões de génio. Por isso infundia ele respeito e temor a todos e não só ao povo como aos próprios colegas. Como pároco foi sempre muito limpo e zeloso em tudo. Trouxe sempre a igreja com o maior asseio e não se cansava em angariar esmolas para a prover de paramentos. Ele mesmo ia ajudar as zeladoras a enfeitar os altares para as festas e ai daquele que escarrasse ou fizesse barulho na igreja". Igualmente muito limpa a sua escrituração. Os seus assentos são um primor em caligrafia, ortografia, redacção e boa ordem. E finalmente em tudo e sempre se mostrou um exemplar cura de almas, deixando as melhores memórias de si. Ficou encomendado o P. José Ferreira Coelho de Guisande, ao tempo aqui capelão. Era um santo homem, já idoso, magrinho, sempre a sorrir e aqui (Pigeiros) paroquiou 4 anos a contento de todos.

Fonte: [Dsousa - Listas de párocos e outros clérigos]

Nota:
Não temos mais referências sobre este padre natural de Guisande, nem, por conseguinte, qualquer fotografia. Quem sabe, com tempo e pesquisa junto da Casa do Loureiro, se consiga colmatar esta lacuna. Em todo o caso, as informações colhidas e publicadas acima são por si, apesar de elementares, muito significativas. Agradece-se ao autor das mesmas.