30 de junho de 2017

Assembleia de Freguesia - 29 de Junho de 2017 - Louredo

Ontem, 29 de Junho, teve lugar uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Lobão, Gião Louredo e Guisande. Decorreu no salão nobre do edifício da Junta em Louredo e teve início por volta das 21:15 horas.
Da ordem de trabalhos constavam os seguintes pontos:
- Aprovação da Acta da Sessão Anterior
- Informações Gerais
- Informação Financeira do 2º Trimestre
No período antes da ordem do dia, algumas intervenções dos elementos da Assembleia, com a bancada do PSD (Jorge Santos) a elogiar a pavimentação da Rua João Paulo II, uma importante artéria viária da freguesia de Louredo, no que era uma antiga prioridade, mas a pedir que os trabalhos não fiquem com partes por concluir, nomeadamente decorrentes do alargamento que será feito na zona do lugar do Convento. Este alargamento a envolver vários proprietários têm protocolos com a Câmara Municipal e traduzem-se na cedência de terreno a troco da construção de passeio e muros de vedação. O presidente do executivo prometeu fazer os possíveis para que não haja atrasos na conclusão global da pavimentação e alargamento.

Já a oposição, PS (Nuno Almeida e David Neves) e CDS (Fernando Almeida) centraram-se em algumas críticas e reparos à Junta, nomeadamente quanto à falta de limpeza junto ao Ecocentro, em que ali estão lixos depositados há vários meses, e sobre a velha e recorrente questão da falta de limpeza das bermas e ruas e ainda quanto à Semana Cultural, sendo a esta apontados defeitos por não ter chamado ao envolvimento todas as associações da União, bem como falhas na logística sonora e divulgação do evento, bem como por estar muito centralizada em Lobão, não tendo, por exemplo, qualquer evento programado em Gião, conforme crítica do deputado Fernando Almeida do CDS.
O presidente da Junta, quanto à questão da limpeza, reconheceu o "flagelo" e voltou a justificar com a falta de pessoal, a dificuldade e obstáculos legais à aplicação de herbicida e a indisponibilidade de empresas de limpeza quando solicitadas a prestar o serviço. Quanto à Semana Cultural, justificou que o evento que chegou a estar programado para Gião foi desmarcado já que coincidia com o dia do Passeio dos Seniores e daí a impossibilidade do evento ser reprogramado. Quando à aparelhagem sonora reconheceu não ter estado à altura mas declinou responsabilidade já que não foi estabelecido qualquer requisito ou plafond financeiro. Quanto à falta de divulgação, não concordou com a crítica, considerando que existiu e foi feita com afixação de cartazes, distribuição de panfletos, divulgação nas redes sociais e ainda durante 15 dias na rádio concelhia.
Em resposta à sugestão de Fernando Almeida quanto ao interesse de criação de uma plataforma digital onde as associações da União se pudessem inscrever e divulgar as suas actividades, o presidente da Junta achou pertinente e prometeu considerar a mesma.
Respondendo ainda a uma questão do membro do PS, David Neves, sobre se estaria já completa a re-ligação da iluminação pública na nossa União de Freguesias, o presidente da Junta esclareceu que sim, que tinha essa informação, mas que poderiam existir alguns postes  com lâmpadas avariadas ou fundidas, mas que sendo do conhecimento da Junta ou solicitado pelos moradores seria efectuado à EDP o pedido para a sua reparação.

Quanto à acta da sessão anterior a mesma foi aprovada por maioria depois de alguns reparos para rectificação.

Quanto à informação financeira do 2º trimestre a mesma não mereceu quaisquer considerações por parte dos membros da Assembleia.

Quanto ao público, que esteve presente em razoável número, chamado a intervir apenas se registou uma intervenção questionando, a propósito de uma plantação de eucaliptos que não estaria a cumprir as regras legais de afastamento aos prédios e à rua, se a Junta tinha alguma intervenção nos processos de plantação, ao que o presidente do executivo respondeu que não tinha qualquer competência para autorizar ou impedir a plantação em terrenos privados mesmo que à face de uma rua local, cabendo o licenciamento e fiscalização a outras entidades.

A sessão encerrou por volta das 22:00 horas, por isso uma sessão  bastante breve.