21/08/2018

Meter água


Confesso que desconheço se existe ou não protocolo ou regulamento que definam as condições em que a Indáqua pode ou não intervir nos arruamentos públicos e se existe ou não fiscalização sobre essas mesmas obras, nomeadamente na posterior reposição dos pavimentos depois de abertas valas para redes, caixas ou ligações de ramais. Desconheço ainda se, em face desses eventuais protocolos ou regulamentos e dessas eventuais fiscalizações, resultam algumas penalizações.

Apesar de em rigor desconhecer a existência e ou aplicação desses instrumentos reguladores e fiscalizadores, parece não haver dúvidas que no geral, e pelo que é dado observar, será de alguma ou mesmo de total impunidade com que tais intervenções e sobretudo as consequentes reparações são feitas, já que são inúmeros os exemplos de valas que são abertas (por vezes em pavimentos novos acabados de fazer) e assim permanecem longas semanas, com os eventuais perigos para a circulação e prejuízos para os veículos, bem como as obras de restabelecimento de pavimentos que invariavelmente ficam mal feitas, com ressaltos e irregularidades e do mesmo modo assim permanecem indefinidamente. Tudo isto já para não falar em inúmeros casos de ruas com pavimentos abatidos e ondulados devido a uma insuficiente compactação das valas da rede. 

Em Guisande, como em muitas outras freguesias, são vários os casos flagrantes desta situação, incluindo na Rua do Cruzeiro e Rua Cónego Ferreira Pinto. À data em que escrevo, na freguesia de Louredo, no lugar de Tozeiro, na Rua João Paulo II, com pavimento novo, foi feito um rasgo profundo a toda a largura, com gravilha e terra solta a sujar a estrada e a colocar em risco quem nela circula. Já vai para semanas, ainda sem qualquer reposição de pavimento. Há dias assisti a um transeunte de automóvel que ali rebentou um pneu.  Não sei se apresentou ou não queixa. Possivelmente, sabendo das dificuldades impostas pela nossa burocracia, lá mudou o pneu e seguiu à sua vida, certamente a chamar filhos da mãezinha aos responsáveis por tão bela vala. Eu próprio, circulando de bicicleta, apanhado desprevenido por tal cratera, ali danifiquei um pneu e parti um raio e tive sorte em não cair. Também chamei pelos filhos da mãezinha aos responsáveis, mas achei uma perda de tempo reclamar ou apresentar queixa.

Creio, pois, que não havendo, devia haver fiscalização por parte da Câmara e as consequentes penalizações, mas gravosas para surtirem algum efeito. Afinal, enquanto prestadora do serviço de abastecimento de água e drenagem de esgotos, a Indáqua faz bem o seu papel, o de cobrar, mas parece que quanto a deveres em repor devidamente os estragos que faz, aqui a coisa mostra-se bem menos eficiente. Claro que sem fiscalização ou má fiscalização, o regabofe é fácil e assim torna-se a regra.

É o que temos e parece que não há volta a dar, bem à portuguesa.

Artigos Populares

Temas

Acção Social Acontecências Actualidade Alertas Ambiente Anos 80 Aplicações Apontamentos Aprender Arrelias Arte Assembleia de Freguesia Associativismo Autores Avisos Cadernos Câmara Municipal Caminhadas Cartazes Cartões Celebrações Centro Social Charadas Cidadania Citações Colecções Comemorações Comida Comunidade Inter-Paroquial Concelho Contos Convívio Crónicas Cultura Curtas e Grossas Datas Datas e factos Desenhos Desporto Diário Ditos e Mexericos Divulgação Documentos É bom saber Editais Educação Efemérides Efeméridess Eleições Entretenimento Escola Escritas Estado Eventos Evocações Facebook Festa do Viso Festas Festividades Ficção Figuras Fotografias Fotomontagem Fotos Antigas Futebol Genealogia Gente Nossa Grafismos Grupo de Jovens Grupo Solidário Grupos Guisande Guisande F.C. Guisande Solidário Heráldica Historiando Humor Humorlândia IA Ilustrações Imprensa Informações Iniciativas Inquéritos Inteligência Artificial Internacional Ironias Junta Junta de Freguesia Juventude Lamentos Legislação LIAM Listas Livros Lobão Locais Local Louredo Lugares Mapas Melhoramentos Memórias Momentos Movimentos Mundo Município Música Nacional No comments Nostalgias Notas Notícias Obituário Obras Olhares Opinião Orações Outono Outros mundos Panfletos Para rir ou chorar Parábolas Paróquia Páscoa Património Pensamentos Pessoais Pessoal Poder Local Podia ser verdade Poesia Política Políticos Portugal Postais postal do dia Propaganda Quintas Rabiscos Recordando Recortes Recreativos Recreio Rectrospectiva Redes Sociais Reflexões Religião Sabia que? Santa Maria da Feira Sátira Saúde Seniores Sextas Sítios so Sociedade Sondagens Subscrevo Televisão Tempos Trabalhos Gráficos Tradições Turismo União de Freguesias Veteranos Guisande F.C. Vídeos Vizinhança

Artigos - Índice