27 de dezembro de 2018

Participar é preciso...


O JN - Jornal de Notícias voltou a lançar o concurso de ilustração para a sua capa do dia de Natal. Tal como no ano passado, em que obtive uma menção honrosa, voltei a participar, com a ilustração acima representada. 

Neste ano, para além da ilustração vencedora, entendeu a organização não diferenciar as demais e de um lote de mais de uma centena de trabalhos, escolheram 30 finalistas. A minha simples ilustração fez parte desse lote e na respectiva galeria online aparece na terceira posição. Não quer dizer nada, muito menos que ficou nessa posição em termos de classificação,  mas nem o sentido da participação teve esse único objectivo. Mas fazer parte do lote de trabalhos finalistas já é meritório.

Seja como for, respeitando as decisões de quem escolheu, e é sempre ingrato o papel de um júri, parece-me, a mim, que a qualidade geral foi pobre. Mesmo a ilustração vencedora tem um motivo relacionado ao jornal, demasiado óbvio e susceptível de uma influência por simpatia. Por outro lado, já percebi que a representação clássica do presépio, nomeadamente a sagrada família, deixou há muito de ser valorizada em nome de um laicismo politicamente correcto, sobretudo seguido pelos média, de resto em consonância com um natal de sentido consumista e menos humano e cristão. Mas, são escolhas e nestas as tendências seguidistas têm peso. Há que respeitar mesmo não concordando.



Acima, a ilustração vencedora.