5 de setembro de 2019

Que regresse rápido às voltinhas


Soube ontem: O Manuel Ferreira, entusiasta do ciclismo, numa das suas habituais voltas de bicicleta, teve um acidente. Foi no Domingo passado, tendo caído com algum aparato depois de um cão se ter atravessado de forma inesperada à sua frente, embatendo violentamente na bicicleta e provocando o acidente.

Da queda terá resultado uma ligeira fractura, pelo que está hospitalizado e entretanto será operado. Tive já a oportunidade de falar com ele e está bem e optimista quanto à recuperação, salientando que no azar, que é sempre um acidente, teve alguma sorte pois poderia ter resultado em ferimentos bem mais graves.

Seja como for, sendo sempre uma situação infeliz e complicada, certamente que o restabelecimento correrá bem e estará em breve entre nós e, adivinha-se, com vontade de retomar a bicicleta. Esperemos e desejamos que sim. Que regresse rápido e forte às voltinhas pois tem sido uma inspiração para os mais novos.

Infelizmente, e porque também ando por aí de bicicleta, sabemos que os acidentes são sempre uma real possibilidade, quer devido a animais que atravessam a estrada de forma inesperada, quer mesmo por algum desrespeito e muita desatenção de automobilistas. Quase todos os ciclistas têm histórias para contar, de acidentes ou iminência deles.

Pela natureza frágil da bicicleta, e que não faz barulho para alertar quem atravessa sem cumprir a velha regra do "pare, escute e olhe", qualquer acidente resulta quase sempre em queda aparatosa o que facilita ferimentos e lesões. Haja sorte e...naturalmente, muita precaução bem como importa que os condutores de veículos mais pesados tenham mais cuidado para quem usa a estrada de bicicleta. Obviamente que os ciclistas devem igualmente ter comportamentos adequados.