4 de dezembro de 2020

Centro Social - Assembleia Geral - Orçamento e Plano de Actividades para 2021

Realizou-se na passada sexta-feira, 27 de Novembro, uma Assembleia Geral do Centro Social S. Mamede de Guisande. A sessão, presidida pelo Presidente da Mesa, Dr. Rui Giro, decorreu nas instalações do Centro, no Monte do Viso, e teve início pelas 20:00 horas.

A ordem de trabalhos constou de apresentação e aprovação do Orçamento e Plano de Actividades para o ano de 2021.

As actividades do Centro Social continuam fortemente condicionadas pelo actual estado de pandemia bem como ainda a carecer de decisões políticas e administrativas.

Neste contexto de muitas dificuldades e obstáculos, a Direcção presidida por Joaquim Santos apresentou um orçamento e plano de actividades com valores inferiores aos dos anos transactos, mas mesmo assim com alguns capítulos muito optimistas face ao que ainda se prevê como um ano de continuação das dificuldades.

No capítulo de receitas a Direcção estima uma verba total de 22.615,00 euros. Prevê ainda obter uma receita adicional com o recebimento de uma verba de oferta de subvenções, que desde os anos 90 ainda se encontra nas mãos de dois ex-autarcas da freguesia, no valor de 10.333,00 euros, ainda de um donativo da Junta de Freguesia, no valor de 10.000,00 euros e 33.000,00 euros do Acordo de Cooperação da Segurança Social (este aprovado há vários anos mas ainda não concretizado). Com a receita adicional, o total de receitas apresentado cifra-se em 75.948,00 euros.

No capítulo de despesas, foi apresentado um valor total de 21.990,52 euros.

Quanto ao Plano de Actividades mantêm-se no essencial os pontos previstos nos anos anteriores e que em grande parte carecem do desbloqueamento da verba anual que se espera da Segurança Social.

Tanto o Orçamento como o Plano de Actividades foram aprovados por unanimidade.

Serão assim, necessaria e essencialmente, documentos orientadores e cuja execução continua a depender da evolução do estado de pandemia e das decisões políticas e administrativas que podem levar à concretização do acordo de cooperação, sem o qual o Centro e as suas actividades não têm sustentação e viabilidade financeira.