23 de setembro de 2021

Coisa que por cá....

 

António Cardoso, encabeça a lista do Partido Socialista concorrente à União das Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros. Uma União que tal como a nossa tem sido um fracasso apesar de na versão mínima de duas unidades. 
Pelo seu carisma e popularidade, e pela excelente equipa que o acompanha, O Eng.º Cardoso tem todas as condições para conquistar o poder na respectiva união de freguesias. O povo o dirá no próximo Domingo de eleições.

Já quanto à sua sentença de que "É preciso olhar as freguesias no conjunto e servir todas por igual" é o mínimo que se pode exigir de alguém candidato a presidente de Junta e é o princípio elementar para que a coisa possa funcionar. Sem essa equidade, nada feito.

Infelizmente, pela experiência de dois mandatos que leva esta coisa das uniões de freguesias, a realidade tem demonstrado o contrário, com presidentes a olhar quase só para o umbigo da sua freguesia e as freguesias mais pequenas a serem invariavelmente subalternizadas, remetidas aos restos. E se em qualquer uma das freguesias vence o partido concorrente, ó diabo, então temos o caldo entornado e o revanchismo passa a ser a tónica e só por aí se pode perceber ou justificar que determinada freguesia seja tão desprezada.

Ao fim de oito anos, vai sendo tempo de começar a mudar mentalidades e de virar a agulha num disco que tem estado riscado. Para uma união de freguesias a abordagem de gestão tem que ser diferente e dar aos representantes de cada uma das partes integrantes mais poderes e acção porque delas mais conhecedores. Qualquer executivo presidencialista e egocêntrico está condenado ao fracasso e mais cedo ou mais tarde sairá pela porta pequena da consideração e estima da população.