5 de setembro de 2021

Futuros...

 


Eu não sei se será o Renato, o Manel ou a Maria, mas parece-me, que Canedo, como cabeça da União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, merecerá um executivo à altura das responsabilidades e grandeza. De facto Canedo, tem crescido, é óbvio, em grande parte devido às contrapartidas por desde há décadas ser a lixeira do concelho e arredores e também pelo dinamismo do tecido comercial e empresarial local. 

Do esforço, visão e dinâmica da Junta de Freguesia, pouco ou nada se tem visto, numa estagnação que só pode enganar quem vê pelas lentes de algum partidarismo. A freguesia tem um potencial enorme, desde logo pelo seu amplo território, o maior do concelho, mas ainda pela relação com vias como a A32 e Estradas Nacionais 222 e 223. Por conseguinte, tem tido executivos fraquinhos e apenas disfarçados e confundidos pelo referido dinamismo do tecido empresarial e comercial local bem como do tal contexto de localização de excelência de que goza. 

Da freguesia do Vale, nem vale a pena falar, pois tal como Guisande, tem sido relegada para a indiferença total neste regime disfuncional das Uniões de Freguesias.

Neste contexto, não surpreende que nas Uniões de Freguesias próximas, os slogans eleitorais pareçam residir na ideia comum de fazer futuro. De facto, o presente tem sido mesmo fraquinho pelo que qualquer melhor futuro terá que passar necessariamente por mudanças. Caberá, naturalmente, às populações locais escolher quem decidirá os seus futuros. Ou se mais do mesmo, ou se novas oportunidades.