27 de outubro de 2021

A borralheirar

Para quem tem o hábito saudavel da fazer pela nossa freguesia a sua caminhada ao princípio da noite, por estes dias em certos locais terá que passar com dificuldades respiratórias tal é a quantidade de borralheiras a fumegar nos campos e quintais. Com o tempo mais fresco e o ar mais pessado, o fumo não sobe e espalha-se pelos lugares a envolver ruas e casas e em certos locais chega mesmo a intoxicar, como ainda ontem no lugar das Quintães e na Segunda-Feira no lugar de Casaldaça.

A freguesia está, pois, a borralheirar. Ainda com velhos e maus hábitos, a maioria desconhece ou ignora o conceito de compostagem ou de depositar os resíduos vegetais das limpezas da hortas e quintais nos locais adequados. No mínimo dá trabalho e é sempre mais fácil acender um fósforo e deixar a vizinhança a respirar fumo, como presuntos ou salpicões. Afinal o ditado diz que o fumo conserva.

Neste contexto de hábitos ancestrais, ainda há muito caminho a percorrer e muita borralheira para fumegar.