15 de junho de 2023

Quem anda à chuva...

O tempo estava de chuva. De resto a imprensa já tinha dado conta que para  esse dia vigorava o alerta amarelo devido  a uma depressão atmosférica com nome de pessoa. Nos antigamentes, chovia com maior ou menor intensidade, ventava uma brisa suave ou vigorosa a arrancar árvores e telhas das casas, mas tudo era encarado com normalidade. Inconstâncias de um tempo marcado por quatro diferentes estações, cada uma delas com humor próprio. Mas agora, qualquer aguaceiro é motivo de alerta e um calorzito a mais é seguido de mil recomendações como se as pessoas sejam todas criancinhas e não saibam o elementar de se porem à sombra, ao fresco e a beberem.

Mas, dizia, o tempo estava de chuva e a água inundava a estrada que salpicava à passagem do trânsito. O autocarro vindo da vila encostou-se à berma e dele saíram dois passageiros. Um senhor com ares de setentas e tantos e um adolescente certamento vindo da escola.

O senhor setentas lá puxou do seu guarda-chuva e com a gabardina bem atada lá seguiu rua fora, bem protegido. Com sorte chegaria a casa, que de resto não era longe, bem enxuto.

Já o jovem, não trazia guarda-chuva e apenas puxou o capuz da sua sweatshirt e lá seguiu, a telefonar, certamente a avisar alguém da casa que chegara e que era preciso vir darem-lhe boleia, tanto mais que chovia.

Em resumo, o jovem não se livrou de uma valente molha. Não porque gostasse de se molhar e chegar a casa e ter que mudar de roupa, mas tão somente porque ele, como todos eles, adolescentes e jovens, não gostam de usar guarda-chuva. Não é estiloso, seja o clássico seja daqueles que se metem no bolso. Coisas de velhos...

Hoje em dia há coisas que não fazem o nosso estilo, e preferimos sofrer as consequências práticas disso, mesmo que represente andar à chuva. Ora há um velho e intemporal ditado que diz-nos que quem anda à chuva, molha-se! Mas há outro que também se ajusta a uma certa rebeldia dos jovens avessos a coisas que não sejam estilosas: Antes quebrar que torcer!

Tantas vezes preferimos fazer figura de urso do que sermos práticos e assertivos, como usar um guarda-chuva, imagine-se, quando chove!