8 de agosto de 2023

Acudam que há fogo!

 


Não sei o que tem de apetecível a zona dos Quatro-Caminhos para que quase todos os anos seja varrida por incêndios. É certo que aquela mancha sem casario, que descontinua os lugares da Gândara, Leira, Estôse e Azevedo é propícia a que a bandidagem use o isqueiro e dê de frosques facilmente sem que sejam detectados. Mas que há ali coisa, há, e lembro-me a propósito do que acerca de coisas do outro mundo dizia a minha bisavó quando há muito e muito tempo ali passava, quando a acompanhava a casa do Ti Alexandrino no lugar de Azevedo. Também, pelo que vi já hoje de manhã, com o mato ainda a fumegar como se acabado de assar sardinhas, dinheiro em limpeza na margem da rua foi coisa que o dono não gastou. Tudo ajuda.

Mas não se espere mudanças neste calvário que todos os anos tem hora marcada para fustigar o país. A lei e a justiça são brandas e assim vai-se andando a fazer-se de conta que os lavradores, os proprietários é que são os responsáveis e os assadores de sardinhas uns bandidos.

Com estas e outras, há por aí muito terreno de mato e pinhal que dado é caro mesmo que ainda com a obrigatoriedade de limpeza só para alguns. Mas o BUPi está em curso e apesar da salgalhada que por lá vai com prédios sobrepostos duplamente, um destes dias as autoridades já saberão o nome e o número da porta a quem ir entregar a coima.

Ainda há algumas semanas pediram-me: - Ó Américo, dê-me lá uma avaliação para o Mato da Escouça, nos Corgos, que o primo anda a insistir para eu comprar. Eu não queria, porque ali nunca porei os pés, mas como é da família os meus filhos disseram-me para comprar e que ficará para ali. Então sou capaz de comprar mas também não me quero aproveitar da vontade dele. Dê-me um preço justo!

Apeteceu-me dizer-lhe que o preço justo era de graça e ainda com o custo da escritura a suportar pelo vendedor e arrematado com a oferta de um bife no Zé de Vér. Mas lá lhe disse: - Ó Ti Tavares, ali pelos Corgos é só fraga dura, deslavada e até um tractor geme ao lá passar. Além do mais, é terra lambida pelas chamas e o pouco que lá cresce, como os leitões na Bairrada, morre ao nascer. Mas, pronto, por respeito não à Escouça mas ao seu primo, e se tiver lá dinheiro a estorvar, pague-lhe a 1 euro o metro quadrado, que é bem pago e respeitoso. Como por lá será improvável passar a Guarda, pelo menos poupa-se à limpeza. O incêndio faz-lha de graça de dois em dois anos.

Confesso que não sei se o negócio se fez, mas talvez sim, porque o Ti Tavares é bom homem e de dinheiro, já de idade avançada e tem os filhos bem instalados na vida. Com jeitinho nunca chegarão a saber onde fica a propriedade da Escouça e nem talvez o BUPi ajude porque o mais certo é nela estarem encavalitados mais dois ou três proprietários.

Sobre esta situação do baixo valor patrimonial de muitos dos nossos matos e pinhais, trouxe-me à memória um episódio a que assisti há meia dúzia de anos quando o Sr. Pinheiro decidiu fazer a partilha pelos filhos de umas tapadas lá pela serra de Vila Nova e então, já velhinho, pediu-lhes que o levassem pela última vez a ver os seus matos. O Domingos, o mais velho, meteu-o a custo no jipe todo-terreno e serra acima, serra abaixo, lá percorreu aqueles caminhos de cabras infestados de tojo e giestas como numa peregrinação à Senhora da Peneda. - Olha, Domingos, este é o Calvelo, aquele é o da Laje, aqueloutro o da Fraga. Ali, a partir daquela cancela é o da Pedra Alta. Lá em baixo, a partir daquele sobreiro é o Mato do Lajedo.

Uma a uma reconheceu o velhinho aquela dúzia de tapadas, uma ou outra com mais de um hectare, a maioria com pouco mais de mil metros. Mas até pelos nomes daqueles pedaços de terra escalvada se adivinhava a sua natureza granítica onde as poucas árvores se enraizavam com dificuldades e a água escorria sem se deter para as amamentar.

Terminada a peregrinação e levado o pai para a fresca sombra da ramada, disse-me o Domingos, com o zeloso cuidado para que o pai o não ouvisse, não o fosse desgostar: - Foda-se! Vão calhar-me alguns matos que não valem o gasóleo que gastei!

Acudam que há fogo!


[foto; Repórter Brandão]