7 de agosto de 2023

Senhor do Bonfim - Festa

Conforme o panfleto acima, distribuido durante o peditório, vai ser realizada no dia 17 de Setembro próximo uma singela festa em honra do Senhor do Bonfim, com o programa expresso no próprio documento. Por conseguinte, pelas 09:00 horas sairá da capelinha a procissão em direcção à capela do Viso onde será celebrada missa.

Parece que haverá ainda uma parte de entretenimento musical conforme cartaz a que ainda não tive acesso.

Em todo o caso, a história impressa no interior do referido panfleto procura dar um esclarecimento sobre a origem da construção da capelinha, mas torna-se confusa porque não se sabe quem está a falar na primeira pessoa. Por outro lado, de um modo um pouco caricato mistura uma história de lobos que não tem nada a ver com a capela e com o assunto.

Falei a este propósito com o André Silva, um devoto do Senhor do Bonfim e interessado nestas histórias e origens de coisas antigas relacionadas à nossa freguesia. Assim, fiquei de ajudar ao esclarecimento.
Pois bem, a história não é contada pelo André, nem poderia ser, pois a sua mãe tem uma bonita idade mas não seguramente mais de 100 anos, caso tivesse, como é escrito, nascido em 1917.

De facto a autora do testemunho sobre a origem da capela foi a D. Maria Isaura C. Resende Borges, da Casa do Loureiro, na Barrosa (esposa do Dr. António Ferreira da Silva e Sá,  falecida em 2015, tendo sido recolhido e escrito pelo André quando ela ainda era viva. A referência à data de nascimento da mãe foi feita posteriormente ao André por um seu filho (Francisco Borges de Sá).

Já quanto à história dos lobos, que apareciam lá para os lados do sítio de Casinhas, nada tem a ver com o assunto da capela e terá sido impressa por alguma desatenção, pois estando ambos os apontamentos juntos, quem o mandou fazer e quem o imprimiu não percebeu que estavam fora de contexto e foi tudo impresso de rajada.

A intenção foi boa mas houve esse descuido o que faz-nos ter em conta que é sempre bom haver algum cuidado nestas coisas, antes de as imprimir, sobretudo quando as andamos a distribuir.

Mas, aparte esta curiosidade que aqui se esclarece, para quem naturalmente ficou confuso, é de enaltecer o esforço e voluntarismo de quem se predispôs a organizar a singela festa.

Quanto à história da origem da capelinha do Senhor do Bonfim, um destes dias voltaremos a ela porque é interessante.