28 de outubro de 2023

Centro Social - Lugar a outros


Os actuais corpos gerentes da Associação Centro Social S. Mamede de Guisande terminarão o seu mandato no final do corrente ano de 2023. O presidente da Direcção, Joaquim Santos, que face a todas as dificuldades e muitos obstáculos sentidos, incluindo o de opções políticas centrais, que não permitiram ainda a concretização do primeiro e principal objectivo do Centro, que é a concretização do programa de apoio pela entidade da Segurança Social, que permitirá a sustentabilidade mínima da actividade de Centro de Dia, por força dos estatutos não poderá recandidatar-se ao lugar. De resto, pelo excelente trabalho realizado e provas dadas de resiliência, é mais que merecido o seu descanso. Além de tudo, pretende deixar a associação com as contas equilibradas, sem constrangimentos financeiros decorrentes do difícil processo da sua construção e instalação.

De minha parte, como secretário da Mesa da Assembleia nos dois últimos mandatos, também chegará ao fim a minha participação nos corpos gerentes. E terminará por duas razões, porque considero que dois mandatos já é um bom contributo e  em segundo lugar porque assim dou lugar a outros, sobretudo a alguns que têm mostrado uma postura pouco simpática em relação à existência do Centro, podendo candidatar-se e virem mostrar como é que se faz mais e melhor. É desta forma que as críticas fazem sentido, aparecer como alternativa e mostrar na prática como se faz melhor. E será bom que assim seja porque esta associação com objectivos que abrangem toda a freguesia e comunidade, precisa igualmente de todos e estes têm a obrigação de cidadania de mostrar interesse, fazerem-se sócios e apresentarem-se a fazer parte das suas estruturas directivas. 

Em resumo, no que me diz respeito, o lugar fica mesmo disponível para outros. Se ninguém aparecer, obviamente que, mesmo lamentando, ficará vazio, ou deserto como agora se costuma dizer. 

Felizmente tenho vistos novos interessados no aproveitamento das potencialidades do equipamento do Centro Cívico pelo que fico esperançado que venha aí uma catrefada de novos sócios e  gente disposta a mostrar serviço, sendo que até aqui têm mantido uma postura de indiferença para com este nosso importante equipamento colectivo. Oxalá que sim, porque nunca é tarde para dar a mão à palmatória e reconhecer o óbvio! Mas, todavia, sabendo do que a casa gasta, sem grandes optimismos. Antes ver para crer!