19 de março de 2024

Mais do que as mães


Quase todos os dias na minha caixa de correio electrónica (email) recebo mensagens de organizações de eventos de corrida, nomeadamente da Runporto, a apelarem para que eu aproveite o preço das inscrições que daqui a dias já terão outro preço, etc, etc. É da Runporto mas também de outras mais organizações como entidades particulares, locais, municipais, etc.

Se dúvidas houvesse, o correr e caminhar, nas suas diferentes variações, está definitivamente transformado em negócio e enquanto houver gente disposta a pagar haverá provas e organizadores, porque para além de tudo cheira a dinheiro.

Nada contra, obviamente, de resto tudo é negócio e é a oferta a dar resposta à procura. É assim com a corrida e caminhada como poderá ser com pizzas, chouriços, salpicões, óculos de ver ao longe, tomates, pastéis, cuecas, etc,etc.

Só a Runporto tem quase duas dúzias de provas por ano e para todos os gostos.

Plataformas como a Portugal Running só em Março, se bem contei, tem agendadas 35 provas, em Abril e Maio mais de meia centena cada, e por aí fora, durante todo o ano, de Janeiro a Fevereiro e nem nos meses de férias deixa de haver provas. Quase um milhar de eventos para 2024. Mas certamente que em todo o pais, incluindo ilhas, são muitas mais. Literalmente, mais que as mães.

Até quando se aguentará a bolha, não sei nem é questão que me preocupe, e desde logo porque não sou de todo consumidor destes eventos, o que não me impede de correr, caminhar e bicicletar onde e quando quiser, sem pagar um cêntimo. Dispenso os kits.

Em todo o caso, não significa esta constatação que ache a coisa negativa, porque todas estas largas centenas de provas espalhadas por todo o país, significam que há mais gente a praticar desporto e a tratar da sua condição física e disposta a pagar. Tirando a questão do negócio, também legítima, nada a opor. Se há gente disposta a pagar, que pague.

Por conseguinte, de uma maneira ou outra, toca a dar à sola!

Mas sim, dispensava este marketing e publicidade insistentes e persistentes, quase de forma agressiva. Claro que algumas das entidades já têm destino certo numa corrida para a pasta do spam.