3 de abril de 2024

Almoço do Juiz da Cruz - 2024

Aconteceu nesta Segunda-Feira, 1 de Abril de 2024, o tradicional Almoço do Juiz da Cruz, o qual decorreu nas instalações do restaurante "Cruzeiro", na Cerejeira, em Fiães.

Foram cerca de 90 os participantes, distribuídos por várias mesas corridas com cerca de 20 convivas cada. Para além do Juiz da Cruz, o Sr. Armindo Monteiro Gomes, e elementos que participaram nos três compassos pascais, esteve presente o Pe. Benjamim. O nosso pároco Pe. António Jorge Oliveira também passou pelo local, embora, por compromissos de agenda, só na parte final, quando alguns dos convidados já estavam a desmobilizar.

Aspectos positivos: O facto da tradição ter sido retomada depois de não se ter realizado o banquete no ano anterior. Apesar de tudo, longe da participação de outros anos (e recordo que no meu ano de Juiz da Cruz, em 2013, foram quase 130 os participantes), o número neste ano, cerca de 90, é muito positivo e representativo da nossa comunidade.

Aspectos menos positivos: Sei que não foi fácil conseguir um local para a realização do banquete e sobretudo mais próximo da freguesia. Todavia o espaço não pareceu o mais adequado ao evento, até  porque com o serviço diário do restaurante a funcionar em parte da sala. A disposição das mesas não foi a melhor, pois com uns de costas para os outros.

Convidados que chegam atrasados. Não fica bem.

Pelo padrão de anteriores banquetes, o menú, nos seus diferentes aspectos, das entradas à sobremesa, foi muito frugal, muito simples, e o serviço também não deslumbrou. A refeição começou a ser servida muito tardiamente.

Esperava-se que tanto o Pe. Benjamim como o Pe. António, mesmo que este chegado mais tarde por compromissos de agenda, dirigissem algumas palavras de circunstância aos convivas, o que não aconteceu. Nestes eventos deveria haver sempre algumas palavras, nomeadamente de incentivo à tradição e de agradecimento, tanto a quem colaborou como a quem foi convidado e aceitou participar. Foi pena, e disso ouvi alguns reparos.

Em resumo, sendo certo que esta tradição já teve melhores dias, e tem vindo a perder alguns valores que ainda lhe davam identidade e qualidade, sobretudo no convívio salutar e exaltação do sentido comunitário, é, todavia, importante que se mantenha. Mesmo com as naturais dificuldades, é de enaltecer o esforço do Juiz da Cruz em retomar a tradição, quando seria mais fácil aproveitar o facto de não se ter realizado no ano passado.

É importante que a tradição se mantenha mesmo que ajustada ao que for tido como conveniente num sentido de enriquecimento dos valores que estiveram na base da sua fundação.