Estão já definidas todas as listas concorrentes às próximas eleições autárquicas que terão lugar a 12 de Outubro próximo.
No que diz respeito à nossa freguesia de Guisande, que entrará num novo ciclo após 12 anos de uma fracassada união de freguesias, concorrerão o Partido Social Democrata - PSD e o Partido Socialista - PS. São já conhecidas as pessoas que integram as respectivas listas, não porque fossem apresentadas pelos próprios partidos mas por partilha aqui neste espaço.
Na maior parte das freguesias do nosso concelho já foram apresentados publicamente os candidatos e em várias delas já foram e estão a ser feitas iniciativas de pré-campanha. Pelo contrário, cá por Guisande, aparentemente anda tudo muito sossegado, para além da campanha de um soldado na reserva que vai andando a fazer o papel do general, a distribuir promessas como rebuçados pelas crianças. Adiante!
Mas de facto, surpreende este atraso em Guisande, sobretudo sabendo-se que quem vencer as eleições vai ter pela frente um mandato difícil em que é preciso organizar e retomar uma dinâmica própria, até aqui à responsabilidade de gente de fora, pelo que importa aproveitar todo o tempo para uma campanha esclarecedora e proveitosa.
É certo que sendo de estranhar este atraso, ainda há tempo, e faça-se o que se fizer, nada será novo nem diferente do que estamos habituados que seja: com muita bazófia, muitas promessas, muita boa vontade, mas que na realidade quase sempre esbarram na realidade das dificuldades e na falta de recursos e meios. Seja como for, importa dar crédito aos que se apresentam a eleições e logo que apareçam devemos procurar analisar as suas ideias e seus projectos com discernimento e objectividade, sem a cegueira do partidarismo. Espera-se e deseja-se uma campanha respeitadora e positiva de ambas as partes porque importa unir a freguesia e não dividir para além da escolha livre e esclarecida como é saudável em democracia.
À futura Junta, ganhe quem ganhar, pede-se dedicação, qualidade de acção, empreendedorismo, visão, decisão, inovação, proximidade, valorização do que somos como freguesia e comunidade, nas pequenas e nas grandes coisas. Já agora, competência e organização nos serviços, nomeadamente de secretaria e arquivo.
Em todo o caso, apesar de estar tudo parado, quanto às iniciativas, que tardam, recebi a informação de que no dia 11 de Setembro, pelas 19:00 horas haverá na Rádio Clube da Feira um debate entre os candidatos Johnny Almeida e Celestino Sacramento. A não perder porque será uma oportunidade de escutar os projectos que cada um se dispõe a apresentar e a forma como os vão realizar.
Também tenho indicações de que a apresentação oficial da lista do PSD deverá acontecer no dia 13 de Setembro, pelas 18:30 horas, no Monte do Viso. Da parte do PS ainda não disponho de qualquer informação quanto à apresentação oficial ou outras iniciativas.
Aguardemos!