27 de novembro de 2015

Cabaz de Natal Solidário 2016

O Cabaz de Natal Solidário, habitualmente atribuído pela Junta da União de Freguesias às famílias  mais carenciadas e que para tal se inscreviam, neste ano de 2015 será concedido em moldes diferentes. Considerando a existência e objectivos do Fórum Social da União de Freguesias, organismo que engloba associações, centros sociais, conferências vicentinas e outros grupos paroquiais de âmbito ou preocupações sociais, será esta entidade a proceder à sua atribuição e às famílias por si sinalizadas como mais carenciadas ou desfavorecidas.

Pretende-se que esta coordenação evite dispersão de meios e atribuições em duplicado e por diferentes grupos ou associações. Por outro lado, dada a natureza da acção das entidades que formam o Fórum, pressupõe-se por parte destas um melhor conhecimento das pessoas e realidade das famílias e suas dificuldades, por isso capazes de uma atribuição mais justa.

Para além dos produtos alimentares que venham a ser garantidos pelas entidades que integram o Fórum Social, nomeadamente pela Junta da União de Freguesias, pretende-se que na sua angariação seja envolvida a comunidade da União para realçar o carácter solidário inerente ao cabaz e à época natalícia.

Deste modo, toda a população está convidada a participar com a oferta de géneros alimentícios, nomeadamente leite, arroz, açúcar, massa, azeite, óleo, enlatados, etc, os quais podem ser entregues na Junta, escolas, conferências vicentinas e paróquias. Por questões de calendário e logística a entrega deverá ser feita até ao dia 8 de Dezembro. Uma vez reunidos os artigos estes serão utilizados na composição dos cabazes.
Apela-se à generosidade e espírito de solidariedade da população da União de Freguesias.